Santander aprova proposta de cisão de fatia na Getnet, sua empresa de pagamentos
O conselho de administração do Santander Brasil (SANB11) aprovou a proposta de segregação da participação acionária detida pelo banco em sua empresa de máquinas de vendas Getnet, por meio de uma cisão parcial a ser deliberada pelos acionistas do Santander em assembleia geral extraordinária (AGE).
Com a operação, os acionistas da banco se tornariam acionistas diretos da Getnet com base nas mesmas porcentagens de participação acionária que detêm na companhia.
O objetivo da cisão o é possibilitar que a Getnet possa explorar o pleno potencial dos seus negócios, como parte da estratégia do Grupo Santander de concentrar os negócios de tecnologia e meios de pagamento do grupo na PagoNxt, uma nova plataforma global de pagamento focada em tecnologia.
Após a segregação dos negócios, a Getnet será, como o Santander Brasil é hoje, controlada pelo Banco Santander (Espanha). Como indicado, o controlador colocará a maior parte de sua participação na Getnet para formar parte de sua nova plataforma PagoNxt.
A entrega das ações/units ocorrerá após uma série de procedimentos, incluindo listagem dos papéis no Brasil e a listagem ou cotação dos ADRs (American Depositary Receipts) da Getnet nos Estados Unidos.
Os custos da operação, incorridos ao Santander Brasil, estão avaliados em R$ 22 milhões, incluídas as despesas com publicações, auditores independentes, avaliadores, advogados e demais profissionais contratados para assessoria na reorganização.
A separação também depende de homologação do Banco Central.