Últimas Notícias Comprar ou vender Finanças Pessoais Criptomoedas Economia Política

Comprar ou vender?

Sanepar: XP sugere que acionistas convertam ações em units

Gustavo Kahil - 14/11/2017 - 14:37

A XP Gestão, área de administração de recursos da corretora, reforçou em uma carta mensal enviada aos seus cotistas a recomendação para que os acionistas da Sanepar (SAPR4) convertam as ações preferenciais em units no processo de reorganização da governança corporativa da empresa, que culminará com uma oferta de ações do governo do Paraná.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

A gestora afirma que, desde o mês passado, algumas evoluções na operação fizeram com que a visão sobre o procedimento se tornasse mais positiva.

A primeira e mais relevante, argumenta a XP, é a blindagem dos repasses tarifários ao longo dos próximos anos. A cláusula que trata deste assunto agora só poderá ser alterada em assembleia com a participação dos minoritários.

“Agora sim temos uma blindagem maior em relação ao repasse e essa aprovação por si só já deveria ser suficiente para trazer uma maior tranquilidade ao acionista em relação ao processo tarifário”, explica a XP.

A outra dúvida se dava em relação ao uso da metodologia para esses reajustes, o que foi dirimido após a publicação, no último dia 9, de um trabalho realizado pela agência reguladora do estado (AGEPAR). O documento trouxe a clareza desejada e “bem nítida” das variáveis e cálculos que serão realizados.

“Acreditamos que com essas ferramentas, analistas locais e estrangeiros poderão fazer seus estudos, calcular o valor justo e a probabilidade que acreditam em cada cenário e concluir se essa ação merece ou não tamanho desconto”, aponta a carta. A XP afirma que há uma grande assimetria nos papéis e esperam que a conversão seja bem-sucedida.

 

Últimas Notícias