BusinessTimes

Sanepar fica autorizada a aplicar rodízio de 24 horas na distribuição de água

09 nov 2021, 17:50 - atualizado em 09 nov 2021, 17:55
Sanepar
As ações visam a ampliação do volume de água armazenado nos reservatórios e de recarga de aquíferos (Money Times/ Gustavo Kahil)

A Sanepar (SAPR11) está autorizada a aplicar um rodízio de 24 horas na distribuição de água após um decreto do governador do Paraná, Ratinho Júnior, reconhecer a continuidade da situação de emergência hídrica na região metropolitana de Curitiba e nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado , considerando o uso prioritário dos recursos hídricos para o consumo humano e dessedentação de animais.

De acordo com o comunicado, estas ações visam a ampliação do volume de água armazenado nos reservatórios e de recarga de aquíferos, ainda como reflexo da estiagem que perdura no Paraná há mais de dois anos.

“As prestadoras de serviço de saneamento das regiões mencionadas ficam autorizadas a executar como ação mitigadora rodízio de 24 horas considerado da interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de até mais 24 horas. Tais limites podem ser extrapolados em situações emergenciais de manutenção ou decorrentes de caso fortuito e força maior, devendo ser comunicadas para a população e órgãos de fiscalização”, aponta a nota.

O decreto vigorará pelo prazo de 90 dias.

(Errata: esta nota permaneceu no ar, entre as 9h20 e as 17h50, com a informação incorreta de que a Sanepar irá realizar o rodízio de 24 horas. A informação correta é de que a empresa foi autorizada a fazê-lo pelo governo do Paraná. A Sanepar esclarece que nem o decreto do governo paranaense, nem a própria empresa anunciaram um rodízio de abastecimento.)

Veja o comunicado.