Empresas

Samsung proíbe funcionários de usarem ChatGPT e outras IAs com medo de vazamento de dados

03 maio 2023, 13:15 - atualizado em 03 maio 2023, 13:15
Samsung ChatGPT inteligência artificial
Memorando enviado pela Samsung aos funcionários pede para que não utilizem o ChatGPT (Imagem: Unsplash/Babak)

A Samsung proibiu seus funcionários de utilizarem ChatGPT em seus trabalhos, ou qualquer outra inteligência artificial do gênero, com receio de vazamento de dados confidenciais, conforme noticiou a Bloomberg.

O portal de notícias teve acesso a um memorando enviado pela empresa aos funcionários, que pede para que não utilizem, enviem códigos internos e nem programem com a ajuda do chatbot de linguagem generativa.

“Pedimos que você siga diligentemente nossa diretriz de segurança e a falha em fazê-lo pode resultar em violação ou comprometimento das informações da empresa, resultando em ação disciplinar e incluindo rescisão do contrato de trabalho”, diz o memorando visto pela Bloomberg.

O ChatGPT é bastante utilizado para programação, uma vez que sua linguagem nativa é em códigos. A empresa notou que diversos funcionários mostravam os códigos restritos na esperança de obter ajuda da inteligência artificial.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“A sede está revisando as medidas de segurança para criar um ambiente seguro para usar com segurança a IA generativa para aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários”, disse o memorando. “No entanto, até que essas medidas sejam preparadas, estamos restringindo temporariamente o uso de IA generativa”. 

A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, tem a permissão para coletar dados de conversas entre a inteligência artificial e o usuário para o treinamento do chatbot. Recentemente, em um contexto onde é constantemente questionada por governos e empresas privadas, a empresa anunciou um modo anônimo que bloqueia essa coleta de dados.

Conforme a OpenAI, a novidade anunciada no mês passado permite que o usuário escolha desativar o histórico de bate-papo,de modo que novas conversas sejam retidas por 30 dias e revisadas apenas quando necessário para monitorar abusos, antes de excluí-las permanentemente. A ferramenta está disponível para todos usuários da inteligência artificial, sejam eles assinantes da versão paga ou não.