Samsung adota semana de trabalho de 6 dias, após maus resultados em 2023
A Samsung anunciou que está adotando o modelo de seis dias de trabalho na semana, após registrar um lucro anual, em 2023, abaixo das expectativas do mercado. Com isso, a gigante sul-coreana de eletroeletrônicos vai na contramão de outras empresas, que debatem uma redução na semana de trabalho para quatro dias.
Segundo o jornal Korea Economic Daily, os executivos da Samsung Electronics, incluindo aqueles em divisões de vendas e manufaturas, trabalharão aos sábados ou domingos, além da jornada regular de cinco dias.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
A empresa tenta “injetar consciência em um momento de crise” nos funcionários, afirmou uma fonte da Samsung Group ao Korea Economic Daily. Além disso, a fonte ressaltou que a empresa visa maior produtividade dos funcionários após o baixo desempenho de 2023.
A mudança começa a partir desta semana, quando os executivos da Samsung devem escolher se farão as horas extras nos sábados ou nos domingos.
No ano passado, a empresa reportou perdas de quase US$ 11 bilhões no setor de semicondutores, que representam cerca de 80% nas receitas da Samsung. Segundo o jornal sul-coreano, o tombo preocupou a companhia e alguns executivos já vêm trabalhando seis dias na semana voluntariamente.
Ainda não há decisão sobre a extensão de horas de trabalho para funcionários abaixo do nível executivo. Contudo, segundo um porta-voz da empresa informou ao Korea Economic Daily, a Samsung irá monitorar as estratégias de negócios e adaptá-las conforme o necessário.
*Com informações da Bloomberg.