BusinessTimes

Salesforce (CRM) bane reuniões por uma semana e reduz estresse dos funcionários

07 mar 2022, 13:22 - atualizado em 07 mar 2022, 13:22
Salesforce
Empresa de software on demand, Salesforce, baniu reuniões por uma semana e percebeu resultados positivos (Imagem: Facebook da Salesforce)

A Salesforce (CRM; SSFO34), empresa de software on demand, estava passando por um problema, com os funcionários cada vez mais estressados e com uma lista enorme de reuniões semanais.

A solução para o caso foi simples: uma semana sem reuniões, evitando aquele encontro que poderia facilmente ser resolvido com um e-mail.

Visando a qualidade de vida de seus funcionários, esse movimento é cada vez mais comum nas grandes empresas.

A Adobe (ADBE; ADBE34), multinacional norte-americana que desenvolve programas como o Photoshop, adotou recentemente as sextas-feiras livres.

Em movimento semelhante, a Citigroup (CTGP34), uma das maiores empresas do ramo de serviços financeiros do mundo, institucionalizou as sextas sem de reunião.

Os quase dois anos de home office, medida adota por muitas empresas durante a pandemia da Covid-19, mostraram que os funcionários não precisam estar todos juntos no mesmo ambiente para serem produtivos.

Na verdade, esse tempo em casa mostrou como coisas rotineiras do trabalho, como as reuniões, podem aumentar os níveis de estresse e, até mesmo, a chance de se ter um Burnout.

A Salesforce, percebendo isso, colocou vários de seus times para trabalhar assincronamente, ou seja, de forma que não exija comunicação em tempo real.

Além disso, a empresa encorajou seus funcionários a cancelar todas as suas reuniões por uma semana.

A Salesforce percebeu como as reuniões atrapalham o desenvolvimento e a satisfação dos seus funcionários (Imagem: Jacqueline Munguía/Unsplash)

A ação deu tão certo que a empresa já agendou mais três dessas iniciativas para o longo do ano. A organização notou um aumentou na produtividade e uma diminuição no estresse dos funcionários que participaram do piloto da mudança.

Esse sucesso todo foi possível, entre outras coisas, devido algumas práticas.

A Salesforce implementa e encoraja seus colaboradores a usarem plataformas estruturadas com base em metodologias ágeis como o Slack, Jamboard e Miro.

As metodologias ágeis são formas de conduzir projetos em busca de aplicar maior rapidez e fluidez aos processos. Os três programas citados estão disponíveis no Brasil e podem ser usados ou testados gratuitamente.

Atualmente são várias as metodologias que podem ser aplicadas.

De forma geral, elas promovem e incentivam a adaptação e inspeção frequentes do projeto, visando a auto-organização, a comunicação constante, o foco no cliente, o maior trabalho em equipe e a entrega de valor.

Alternativas como essas são aliadas para reduzir as temidas e cansativas reuniões que poderiam ser resolvidas em um e-mail ou simples mensagem.

A Salesforce percebeu isso e seus funcionários agradecem pelo tempo ganho, pois mesmo quando as reuniões são necessárias, elas levam, em média, quinze minutos, e não duas horas.