Palácio do Planalto

Salário mínimo e nova reforma trabalhista; veja as pautas do encontro de Lula com ministro

15 jan 2023, 17:54 - atualizado em 15 jan 2023, 17:54
Luiz Marinho
Luiz Marinho deve tratar sobre aumento do salário mínimo com presidente Lula nesta segunda (16) (Imagem: Adriana Spaca/Estadão Conteúdo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho tem encontro marcado nesta segunda-feira (16) no Palácio do Planalto. Nas pautas estarão o reajuste do salário mínimo e uma nova reforma trabalhista.

Além dos dois, estará presente o ministro da Fazenda Fernando Haddad, que participará do encontro de forma remota já que o ministro participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, essa semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salário Mínimo

Questionado, Haddad afirmou que o governo ainda analisa qual decisão tomará sobre o reajuste do salário mínimo. Ele explicou que a rubrica destinada a elevação do valor, de R$ 6,8 bilhões, já foi consumida pela aceleração da fila do INSS.

INSS

A partir de fevereiro, o valor descontado no salário de todo trabalhador brasileiro para o INSS vai mudar .Utilizado pelo governo para corrigir a tabela de contribuições previdenciárias, o INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor) encerrou 2022 com uma alta 5,93%.

O mesmo índice é utilizado para reajustar aposentadorias, pensões e outros benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social e foi reajustado recentemente.

Reforma trabalhista

O novo governo dará prioridade a uma regulação das relações trabalhistas por meio de aplicativos de celular e plataformas digitais, disse , Luiz Marinho.

“Essas novas ferramentas digitais se multiplicaram durante a pandemia e vieram para ficar. Para assegurar padrões civilizados de utilização dessas novas ferramentas, daremos prioridade à regulação das relações de trabalho mediadas por aplicativos e plataformas, considerando especialmente questões relativas à saúde, segurança e proteção social”, disse.