Saiba onde fica a maior piscina do Brasil, que tem tamanho de quase três campos de futebol
Com 20 mil metros quadrados e 47 milhões de litros de água cristalina, a maior piscina do Brasil está no condomínio de luxo Brasil Beach Home Resort, em Cuiabá, no Mato Grosso. A estrutura foi inaugurada em 2016.
A estrutura de 275 metros de comprimento e 100 metros de largura tem 3,5 metros de profundidade e pode armazenar até 47 milhões de litros de água. Esse volume equivale a 18 piscinas olímpicas. Para atravessar ela, é necessário cerca de 3 minutos e 15 segundos.
Ao redor da piscina, tem uma praia artificial com 12 mil metros de areia.

- O 3T25 de BB Seguridade (BBSE3), Embraer (EMBJ3) e Klabin (KLBN11); confira análise no Giro do Mercado
A lagoa artificial no Cerrado brasileiro foi desenvolvida pela empresa Crystal Lagoons.
A companhia também fez as piscinas Citystars Sharm El Sheikh, no Egito, e San Alfonso del Mar, no Chile. As duas foram reconhecidas pelo Guinness World Records como as maiores do mundo.
Como a lagoa artificial brasileira foi feita?
A construção envolveu uma tecnologia de filtragem e tratamento avançada e tem um sistema automatizado de recirculação, que otimiza o consumo de água e energia. Esse sistema de filtragem e controle químico ajuda a manter a transparência e o tom azul das águas.
Os moradores do condomínio podem praticar esportes náuticos leves nela, como pedalinhos, caiaques e stand up paddle. Na visão deles, a piscina também é uma alternativa para lidar com o calor extremo do Mato Grosso.

Investimento
Para construir o Brasil Beach Home Resort, foram investidos quase R$ 170 milhões na construção. O projeto une arquitetura moderna e soluções aquáticas inspiradas em resorts internacionais.
- LEIA AGORA: Resultados do 3T25: Veja como os números das empresas listadas na bolsa brasileira impactam o seu bolso
O condomínio de luxo fica no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

E a maior piscina do mundo?
Apesar da lagoa artificial cuiabana ser grande, há piscinas maiores. A líder nesse quesito é a Citystars Sharm El Sheikh, no Egito, da Crystal Lagoons.
A estrutura foi inaugurada em 2012 e é reconhecida como um dos maiores corpos de água artificial do planeta. A piscina tem 12 hectares (quase 17 campos de futebol) e leva 22 dias para encher completamente.
A piscina entrou para o Guinness World Records em 2015, depois de superar o recorde anterior, que pertencia à San Alfonso del Mar, no Chile, também construída pela Crystal Lagoons.
A água usada no projeto do Egito é retirada de poços subterrâneos, ou seja, não compete com a água de consumo humano. Já a estrutura chilena é abastecida pelo oceano Pacífico. A água do mar é levada à piscina por um sistema de bombeamento e filtragem. Depois de usada, a água é devolvida ao ambiente.
A San Alfonso del Mar tem 1.013 metros de comprimento e ocupa 8 hectares de área, ou seja, é do tamanho de 11 campos.