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Saiba como usar débito e crédito nos ônibus de São Paulo a partir de segunda

12 set 2019, 19:25 - atualizado em 12 set 2019, 19:25
A partir da próxima segunda (16), 200 veículos gerenciados pela SPTrans irão oferecer aos passageiros pagamento de tarifa com cartão de débito e crédito (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo/Luiz Guadagnoli/Secom)

O projeto piloto que introduz novos meios de pagamento nos ônibus da capital paulista foi anunciado nesta quinta-feira (12) pela prefeitura de São Paulo. A partir da próxima segunda (16), 200 veículos gerenciados pela SPTrans irão oferecer aos passageiros pagamento de tarifa com cartão de débito e crédito no valor integral de R$ 4,30.

“Nós queremos ter um sistema mais moderno e mais eficiente para os nossos ônibus. Uma inovação que começa a ser testada em alguns ônibus para garantir mais agilidade, especialmente para a população que utiliza o sistema de ônibus apenas eventualmente, que não tem o Bilhete Único”, disse o prefeito da cidade, Bruno Covas.

De acordo com Edson Caram, secretário de Mobilidade e Transportes, o objetivo do projeto é facilitar o pagamento de quem usa dinheiro. É também mais uma opção para os turistas e viajantes internacionais.

Além de Covas e Caram, o evento de hoje contou com a presença do presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, e de representantes das empresas parceiras (Cielo, Digicon, Elo, Empresa1, Nubank, Mastercard, Santander, Stone e Visa).

Também fazem parte do projeto as empresas de ônibus Ambiental Transportes, Auto Viação Transcap, Mobibrasil Transporte, Movebuss, Sambaíba, Transpass, Transunião Transportes, Transwolff, Viação Gato Preto, Viação Grajaú, Viação Metrópole Paulista, e Viação Santa Brígida.

Como funciona?

O passageiro precisa desbloquear previamente a tecnologia utilizada pelo sistema, que é o de pagamento por aproximação (NFC). Depois de desbloqueado o serviço, basta aproximar os cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches do validador. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

Os ônibus com o serviço estarão sinalizados na porta e nos próprios validadores (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo/Luiz Guadagnoli/Secom)

O sistema já está preparado para aceitar pagamentos pelas bandeiras Mastercard e Visa. A Elo continua em fase de desenvolvimento.

O período de testes terá duração de três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações. Em um primeiro momento, não será permitida a integração com outros ônibus, o Metrô ou a CPTM.

A Stone será responsável por mais de 90% da frota nesta primeira fase. Os ônibus com o serviço estarão sinalizados na porta e nos próprios validadores.

Estima-se que aproximadamente 2,9 milhões de passageiros poderão ser beneficiados mensalmente com a adoção dos cartões.

Confira as linhas atendidas:

675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara (122.410 passageiros)
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora (348.830 passageiros)
807M/10 Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi (325.956 passageiros)
908T/10 Pq. D. Pedro ll – Butantã (165.580 passageiros)
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa (169.912 passageiros)
917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa (19.461 passageiros) – Linha complementar
2002/10 Term. Bandeira – Term. Pq. D. Pedro ll (72.920 passageiros)
2590/10 União de Vl. Nova – Pq. D. Pedro ll (192.655 passageiros)
4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí (264.433 passageiros)
5129/10 Jd. Miriam – Term. Guarapiranga (378.006 passageiros)
5129/41 Jd. Miriam – Sto. Amaro (133.493 passageiros) – Linha complementar
6030/10 Unisa-Campus – Term. Sto. Amaro (317.436 passageiros)
9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro ll (171.025 passageiros)
9500/10 Term. Cachoeirinha – Pça. do Correio (229.038 passageiros)

Para mais informações ou dúvidas, acesse o site da prefeitura ou do SPTrans.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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