Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Saiba como funciona corretagem zero nos investimentos

Opinião - 07/07/2019 - 19:56

Por Yubb

Você liga a TV e está lá: “Taxa zero para investir no Tesouro Direto!”. Você navega no Instagram e está lá: “Taxa zero para investir em renda fixa!”. Você está no ponto de ônibus e está lá: “Taxa zero para investir em ações!”. Afinal, como funciona corretagem zero nos investimentos?

Muitos bancos e corretoras estão fazendo anúncios de publicidade com a famosa taxa zero. Isso significa que, para investir naquela instituição financeira, você não pagaria nenhuma taxa. Mas como funciona esse conceito?

É claro que a “filosofia” da taxa zero é ótima para o investidor, mas é preciso entender que essas instituições financeiras estão ganhando dinheiro de alguma outra forma. No post de hoje, é sobre isso que vou falar com você.

Quer saber como funciona corretagem zero nos investimentos e ainda descobrir quais são as instituições que não cobram nenhuma taxa? Vem comigo!

O que é corretagem?

A taxa de corretagem é a taxa cobrada pela corretora quando o investidor faz alguma operação de investimento. Essa taxa tem a função de pagar os custos da operação realizada e, consequentemente, remunerar a corretora.

A corretagem pode ser cobrada por um valor fixo (independente do valor investido) ou por um valor variável (taxa varia de acordo com o valor investido). Isso vai depender de qual é a política de cobrança daquela corretora.

Se você quiser saber mais sobre o que é corretagem, temos um texto incrível só sobre isso, clique aqui e leia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Corretagem zero

Se a taxa de corretagem é a taxa cobrada pelas corretoras quando o investidor faz alguma operação, a corretagem zero nos investimentos significa que alguns bancos e corretoras não cobram nenhuma taxa para suas operações.

Se você quer investir em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, LC e etc), saiba que praticamente todas as corretoras NÃO cobram nenhuma taxa para você realizar seu investimento.

Corretoras que oferecem taxa zero para renda fixa:

Ativa
Clear
Easynvest
Guide
Mirae
modalmais
Nova Futura
Rico
Socopa
Terra
Toro
XP
e muitas outras.

Por outro lado, é mais difícil encontrar taxa zero para quem quer investir em renda variável (ações, opções, mercado futuro, commodities, moeda, ETFs, fundos imobiliários e etc).

Entre as corretoras, a Clear é a única que oferece corretagem zero nos investimentos de renda variável.

O mercado está em um momento em que as corretoras estão trabalhando, cada vez mais, para zerar todas as taxas para o cliente. Mas, por enquanto (até a data em que este post foi escrito), apenas a Clear oferece essa vantagem.

Mas como a corretora ganha dinheiro?

Se a taxa é zero em renda fixa, você deve estar se perguntando como uma corretora ganha dinheiro, estou certa? A maneira mais fácil de entender são as taxas cobradas em outros tipos de investimento.

Quando você “compra” investimentos pela corretora, são cobradas taxas. No home broker, plataforma que opera na bolsa de valores, o investidor precisa pagar taxas para fazer operações de compra e venda de ações, fundos imobiliários, ETFs e etc.

Como eu disse no tópico anterior, existem algumas corretoras com taxa zero para renda variável também, como é o caso da Clear. Mas é importante saber que a maioria das corretoras cobra taxa para esse tipo de investimento.

Veja a taxa cobrada pelas principais corretoras do Brasil para investimento em ações da bolsa de valores:

Taxas escondidas

Além das taxas cobradas que eu te contei aqui em cima, existem algumas “taxas escondidas” que também remuneram o trabalho de uma corretora de valores. Afinal, como já diria a expressão norte americana “There’s no free lunch”, ou seja, não existe almoço grátis.

No caso de uma corretora – que é a instituição mais comum para realizar um investimento – existe o spread das operações. É um nome difícil, mas o conceito é simples.

O trabalho de uma corretora é distribuir investimentos. Ela capta as informações dos bancos e distribui para os investidores – é um meio de campo. Veja o seguinte exemplo:

O banco X decide emitir um CDB que paga 115% do CDI como rentabilidade. Para isso, ele precisa das corretoras. Quando essa informação chega na corretora, eles oferecem o mesmo CDB, para o investidor, por 113% do CDI.

Mas o que aconteceu com esses 2% que se perderam no caminho? Ficam para a corretora!

É por isso que você, ao fazer uma busca no Yubb, já deve ter encontrado o mesmo título do mesmo banco com taxas diferentes em mais de uma corretora. Esse é o spread! E essas são as taxas que ninguém vê, mas que ajudam as corretoras a ganhar dinheiro.

Leia mais sobre: Ações, Corretoras, Mercados, Opinião, Yubb

Última atualização por Diana Cheng - 07/07/2019 - 19:46