Carteira Recomendada

Sai Grupo SBF (SBFG3): 10 ações para enfrentar dezembro, segundo a Empiricus Research

01 dez 2024, 10:46 - atualizado em 01 dez 2024, 10:53
carteira-recomendada-acoes
(Imagem: Freepik)

Empiricus Research trocou as ações do Grupo SBF (SBFG3) por BR Partners (BRPI11) na carteira recomendada para enfrentar o mês de dezembro.

A troca vem após as ações do grupo varejista obter um um ganho de 78%, contra 11% do Ibovespa no mesmo período.

Desta froma, a carteira fica com 25% de peso no setor financeiro e mais 25% no setor elétrico, somando 50% em setores não-cíclicos. Além disso, permanece uma exposição de 15% ao dólar e de 35% em ações sensíveis a juros, mantendo exposição a uma eventual recuperação.

A analista Larissa Quaresma, que assina o relatório, defende que para agora a estratégia é de defesa, com aumento de peso em empresas resilientes ao ambiente macroeconômico.

Completam o portfólio os papéis de: Equatorial (EQTL3), Itaú (ITUB4), Igutaemi (IGTI11), Prio (PRIO3), Cosan (CSAN3), Eletrobras (ELET6), Direcional (DIRR3), Localiza (RENT3) e Porto Seguro (PSSA3).

A questão fiscal para esse final de ano

Nos últimos dias de novembro, o mercado tomou conhecimento das tão aguardadas medidas fiscais que visam controlar o crescimento das despesas para viabilizar o cumprimento do arcabouço fiscal. No entanto, a reação foi adversa com o Ibovespa marcando 124 mil pontos, juros futuros acima dos 13% e dólar em R$ 6.

Para Quaresma, o comportamento do mercado foi desproporcional. “O prêmio de risco para se investir em ações está em 4,6% ao ano, o que pode ser considerado um bom ponto de entrada, desde que o investidor tenha tolerância à volatilidade e um horizonte de longo prazo. Quando a incerteza é alta, o retorno esperado também tende a ser”, analisa.

Ainda na visão da analista, com as novas medidas, é possível atingir a meta de 2025, de déficit primário zero, mas a execução precisa ser rigorosa, especialmente na revisão dos benefícios sociais.

“Assim, vemos o pacote como uma ponte para 2026: ele traz um mínimo de controle para que as contas públicas sigam a regra fiscal nos próximos dois anos, quando será necessário um novo (e mais profundo) debate da estrutura fiscal”, aponta.

Em novembro, a carteira da Empiricus registrou queda de 7,2%, contra recuo de3,1 % do Ibovespa (IBOV) e queda de 4,5% do Bovespa Small Caps. Em 12 meses, a carteira acumula queda 1,1%.

Veja as ações recomendadas pela Empiricus para novembro

Empresa Ticker Peso
Equatorial EQTL3 15%
Itaú Unibanco ITUB4 15%
Iguatemi IGTI11 15%
Prio PRIO3 15%
Cosan CSAN3 10%
Eletrobras ELET6 10%
Direcional DIRR3 5%
Localiza RENT3 5%
Porto PSSA3 5%
BR Partners BRBI11 5%

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar