Comprar ou vender?

Safra inicia cobertura de Cosan (CSAN3) com recomendação de compra; confira o potencial de alta das ações

21 maio 2024, 14:48 - atualizado em 21 maio 2024, 14:48
cosan banco safra
Banco Safra recomenda a compra das ações da Cosan (CSAN3), com preço-alvo de 12 meses de R$ 24 (Imagem: Divulgação/Canva // Montagem: Bruna Martins)

O Banco Safra iniciou a cobertura das ações da Cosan (CSAN3) com recomendação de compra. preço-alvo de 12 meses de R$ 24, de acordo com relatório publicado nesta terça (21).

O valor representa um potencial de alta de 69% em relação às cotações de fechamento de ontem.



“A Cosan detém participações em empresas com características únicas e perspectivas de
crescimento muito boas”, escreveu o analista Conrado Vegner.

Além disso, Vegner destacou que a companhia possui “ativos únicos com perspectivas de crescimento atraentes”. Entre as empresas que fazem parte do portfólio da Cosan estão Raízen (RAIZ4), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3), Compass e Moove .

Riscos para a Cosan

Contudo, uma das preocupações do mercado é em relação a alavancagem da Cosan. Com isso, o Safra acredita que, “à medida que seus investimentos amadurecem e começam a gerar fluxos de caixa mais fortes e, se a empresa decidir não adicionar novos ativos significativos ao seu portfólio, a alavancagem deve começar a diminuir gradualmente nos próximos anos”.

Neste caso, o analista estima uma redução do Ebitda de 2,6x no final de 2024, para 2,2x em 2026, sem contabilizar a venda de qualquer ativo.

Além dos riscos associados a cada uma das empresas do portfólio da Cosan, Vagner ressalta alguns outros riscos relacionados à companhia. Dentre eles, o analista destaca que novas aquisições poderiam aumentar a alavancagem e os riscos de execução ou trazer retornos menores.

Além disso, a estrutura complexa de propriedade da holding poderia ser uma fonte de erros de
precificação. De acordo com o Safra, restrições no pagamento de dividendos e taxas de juros mais altas do que o esperado, poderiam implicar em uma desalavancagem mais lenta e redução no fluxo de dividendos para os acionistas da Cosan.

Listagens potenciais da Compass e da Moove

Segundo o banco, um dos eventos que poderia levar o mercado a reconhecer melhor o valor do portfólio da Cosan é a listagem de alguns de seus negócios de capital fechado. Dessas, o analista considera que a Compass e a Moove estão mais próximas de atingir a maturidade necessária para a abertura de capital.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas de diversas casas de análise e bancos para descobrir os melhores investimentos para maio; confira as top picks aqui

O analista reconhece, entretanto, que a abertura de capital depende de condições favoráveis de mercado que não parecem estar presentes no momento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar