Sabesp (SBSP3) privatizada prevê aumentar dividendos; saiba mais sobre a nova política
A Sabesp (SBSP3) aprovou uma nova política de distribuição de dividendos, que passará a vigorar a partir da liquidação da oferta pública de distribuição de ações que marcará a privatização da empresa paulista de saneamento.
Conforme o documento, o pagamento de proventos para as ações ordinárias poderá ser maior do que os 25% do lucro líquido ajustado previstos atualmente.
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
Pela nova política, os donos de ações ordinárias da Sabesp poderão fazer jus aos dividendos:
- de até 50% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais a encerrarem-se em 31 de dezembro de 2026 e 31 de dezembro de 2027;
- de até 75% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2028 e em 31 de dezembro de 2029; e
- de até 100% do lucro líquido ajustado dos exercícios sociais encerrados a partir de 31 de dezembro de 2030.
No entanto, há duas condições para que esses termos sejam aplicados, sendo a destinação de 5% do lucro líquido de cada exercício para reserva legal (até o limite e 20% do capital social) e o direito ao dividendo mínimo obrigatório.
Fator U
Há ainda o Fator de Universalização (Fator U), que irá impactar diretamente no tamanho da distribuição dos dividendos da Sabesp.
- Caso o Fator U seja igual a 0, a distribuição de dividendos será feita em sua totalidade conforme prevê a nova política;
- Caso seja superior a 0, mas inferior ou igual a 1%, o limite de distribuição de dividendos será 80%;
- Caso o Fator U supere 1%, mas inferior ou igual a 2%, o limite de distribuição de dividendos será 60%;
- Por fim, caso o Fator U seja superior 2%, a distribuição dos dividendos estará limitada ao pagamento do dividendo mínimo obrigatório.
O comunicado destaca que a proposta de distribuição de dividendos deve considerar ainda a necessidade de investimentos para consecução das metas de universalização dos serviços de saneamento básico, conforme previstas no contrato de concessão.
Veja a nova política de dividendos da Sabesp na íntegra: