Comprar ou vender?

Sabesp (SBSP3) pode destravar valorização de até 200% após privatização; veja o que dizem 3 analistas

07 dez 2023, 16:05 - atualizado em 07 dez 2023, 16:28
sabesp
Espaço para valorização da Sabesp virá após efetivação da privatização (Imagem: Reprodução/Sabesp)

Embora a aprovação da privatização da Sabesp (SBSP3) seja importante e positiva, o verdadeiro potencial de valorização a ser destravado vem da materialização da desestatização, avaliam analistas do mercado.

As ações da empresa de saneamento da São Paulo, inclusive, recuavam 1,87%, a R$ 67,70, por volta das 15h35 do pregão desta quinta-feira (7). A aprovação era amplamente esperada pelo mercado, dado que a precificação dessa notícia ocorre há meses.

  • CONHEÇA A SMALL CAP PARA ‘SURFAR’ NO RALI DE NATAL: Analista revela ação atrativa para investidores aproveitarem o otimismo dos mercados no fim do ano; saiba qual é a empresa no Giro do Mercado desta quinta-feira (7), é só clicar aqui: 

A aprovação pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), segundo os analistas, abre portas para a privatização efetivamente ocorrer. A partir de agora, a empresa foca nas negociações com os municípios que atende, na estruturação com a Arsesp do modelo tarifário e dos outros pontos da transação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O potencial

Para os analistas da Ativa Research, há “muito espaço” para que as ações da Sabesp consolidem uma valorização caso a privatização de fato seja executada ao longo dos próximos meses. Esse fato se tornou mais verossímil com a passagem “exitosa” do processo na Alesp, dizem.

A equipe da Genial ainda destaca que Sabesp opera com números abaixo daqueles estabelecidos em suas tarifas (Ebitda Real vs. Regulatório), ocasionando um fluxo de caixa magro após pagamento de juros e investimentos.

De acordo com a corretora, ao aplicar uma análise de sensibilidade das bases de remuneração regulatória, é possível observar um potencial de valorização de 50% a 200% até 2029 pela aproximação de múltiplos-alvo em relação aos preços de hoje.

“Entendemos as limitações desse método (principalmente ao manter o endividamento constante ao longo dos anos em meio a altos investimentos), mas as ordens de grandeza alcançadas nas análises de sensibilidade nos permite nos sentir razoavelmente confortáveis com esse método”, avaliam.

Por fim, os analistas da XP ainda ressaltam que a aprovação pela Alesp foi um indicador importante para mostrar o quanto o governo está comprometido com as privatizações, as quais estão andando dentro do cronograma.

As três casas têm recomendação de compra para as ações da Sabesp.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.