Sabesp (SBSP3) aprova alienação parcial de ativos e pode proceder com oferta pública de ações
A Sabesp (SBSP3) informou ao mercado, nesta quinta-feira (18), que aprovou a modelagem final para a alienação parcial de ativos mobiliários detidos direta e indiretamente pelo Estado, com autorização para proceder à alienação via oferta pública de distribuição de ações em bolsa de valores.
Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para aprovar a adesão da capital à privatização da companhia. A votação encerrou com 36 votos a favor e 18 contra. Outra audiência está prevista para esta quinta-feira (18), na sede do Legislativo.
Agora, o processo seguirá da seguinte forma:
- cronograma do processo de desestatização;
- estrutura da oferta com participação de investidores estratégicos e critério para julgamento do vencedor da oferta pública secundária;
- alterações no Estatuto Social da companhia;
- celebração de Acordo de Investimentos, lock-up e outras avenças com investidores estratégicos;
- garantia de estabilidade aos funcionários e empregados conforme a lei nº 17.853/2023, por um período de 18 meses, contados da data de efetiva conclusão do processo de desestatização;
- recomendação da oferta de ações ordinárias de propriedade do Governo do Estado de São Paulo aos empregados da companhia.
Segundo informações da Reuters, como parte do acordo, o Estado decidiu que a companhia precisa conseguir um “investidor estratégico” para uma fatia de 15% na Sabesp, que deverá ser mantida até 2030.
Além disso, a Sabesp terá nove membros no conselho de administração sendo três escolhidos pelo governo do Estado, três escolhidos pelo acionista de referência e três membros independentes.
Confira o comunicado enviado ao mercado pela Sabesp
*Com informações da Reuters