Sabesp avança com Senado sinalizando votar marco do saneamento com urgência
Pelo terceiro dia consecutivo, as ações da Sabesp (SBSP3) são negociadas com valorização na bolsa paulista. Desta vez, pesa positivamente a declaração do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de o novo marco legal do saneamento básico deve ser aprovado rapidamente pelo Senado sem retornar à Câmara. A expectativa é que o tucano seja escolhido como relator da proposta dos deputados.
Assim, por volta das 14h57, os ativos avançavam 1,53% a R$ 63,87.
Jereissati trabalha com a ideia de que o texto seja aprovado no Senado sem alterações no texto, uma vez que caso isso aconteça, o novo texto deverá retornar à Câmara para nova votação. O senador explicou que a aprovação é mais urgente que a reforma tributária.
Em 2019, um projeto de autoria de Tasso foi aprovado pelo Senado. No entanto, a Câmara também aprovou outro texto, encaminhado pelo governo d diferente do anterior.
Também no ano passado, uma Medida Provisória editada pelo ex-presidente Michel Temer e relatada pelo tucano caducou sem ser votada pela Câmara e pelo Senado. ”
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defende aprovar o texto sem alterações. A tramitação do projeto ainda não começou no Senado e ainda aguarda definição do cronograma. A proposta deve ser votada pela Comissão de Infraestrutura e depois pelo plenário.
O projeto é apontado como um dos mais importantes deste ano e essencial para a atração de investimentos privados ao setor. A proposta abre caminho para privatização de estatais de saneamento, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo Sabesp.