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Ryanair planeja crescer com jatos Max enquanto rivais encolhem

27 maio 2020, 8:40 - atualizado em 27 maio 2020, 8:41
Ryanair
A Ryanair, que recebeu empréstimo de 600 milhões de libras (US$ 740 milhões) garantido pelo Reino Unido para empresas afetadas pelo vírus (Imagem: Facebook/Ryanair)

A Ryanair quer retomar o crescimento após a crise do coronavírus por meio da negociação de incentivos com aeroportos em busca de tráfego e da aposta no retorno do 737 Max da Boeing.

A maior aérea de baixo custo da Europa está em negociações com aeroportos na Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Portugal que enfrentam “graves cortes” de capacidade devido ao impacto da pandemia de Covid-19 nas viagens aéreas, disse o CEO Michael O’Leary em entrevista na terça-feira.

As discussões envolvem “expandir nosso tráfego crescente em aeroportos nos próximos 18 meses”, disse.

“É por isso que queremos ir em frente e receber o Max”, disse O’Leary. “Claramente, haverá uma enorme queda do tráfego em 2020, mas acreditamos que em 2021 haverá muitas oportunidades de crescimento onde aeroportos oferecerão incentivos significativos.”

O CEO planeja a recuperação da Ryanair a longo prazo, enquanto a companhia aérea se prepara para enfrentar rivais fortalecidas pela assistência do governo.

A Ryanair, que recebeu empréstimo de 600 milhões de libras (US$ 740 milhões) garantido pelo Reino Unido para empresas afetadas pelo vírus, criticou pacotes de ajuda mais pesados feitos sob medida para aéreas como Air France-KLM e Alitalia.

O exemplo mais recente é o resgate de 9 bilhões de euros da Alemanha (US$ 9,8 bilhões) para a Deutsche Lufthansa anunciado na segunda-feira.

A Ryanair, com cerca de 4,1 bilhões de euros em caixa, aposta no Max para aumentar a capacidade quando as viagens aéreas se recuperarem.

As ações da empresa acumulam queda de 19% neste ano, o terceiro melhor desempenho no índice Bloomberg World Airlines.

Retorno do Max

O’Leary disse que espera que o avião mais vendido da Boeing volte a operar na América do Norte no fim de setembro ou início de outubro. A certificação para o Max 200, de maior capacidade, deve sair logo após a aprovação do similar Max 8.

“A Ryanair é uma das poucas companhias aéreas que realmente quer essas entregas de aeronaves”, disse.

A companhia aérea com sede em Dublin tem 135 jatos Max encomendados, com 75 opções. O’Leary disse em fevereiro que também avalia a compra de uma versão maior.

Ryanair
“A Ryanair é uma das poucas companhias aéreas que realmente quer essas entregas de aeronaves” (Imagem: Facebook/Ryanair)

O Max está aterrado há mais de um ano após dois desastres aéreos, e a Boeing agora espera que o modelo retome os voos no terceiro trimestre de 2020.

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