CryptoTimes

Russos são acusados de extorquir mais de US$ 16,8 milhões de clientes de corretoras cripto

17 set 2020, 8:24 - atualizado em 17 set 2020, 8:24
Clientes eram enganados ao acharem que estavam no domínio oficial da corretora e forneciam, sem saber, suas informações de login aos fraudadores (Imagem: Freepik)

Dois russos foram acusados por fraude a três corretoras de criptoativos e seus clientes em uma série de crimes que envolviam mais de US$ 16,8 milhões em criptoativos, segundo anúncio nessa quarta-feira (16) da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA.

Segundo o comunicado de imprensa, Danil Potekhin e Dmitrii Karasavidi estavam envolvidos em um esquema entre 2017 e 2018 e tinha como alvo clientes de três fornecedoras de serviços cripto — duas americanas e uma internacional.

“Os indivíduos que administraram esse esquema defraudaram cidadãos americanos, empresas americanas e outros ao enganá-los e roubar criptoativos de suas contas”, disse Steven Mnuchin, secretário do Tesouro.

Potekhin criou domínios de internet fraudulentos, imitando os das verdadeiras corretoras. Quando clientes visitavam os falsos sites de Potekhin e forneciam suas informações de login, Potekhin conseguia obter acesso a suas contas.

Potekhin e sua equipe alegadamente usaram diversas formas de exfiltrar os fundos roubados, incluindo a transferência de dinheiro a contas de corretoras criadas usando identidades roubadas, evitando os controles internos das corretoras e criando um esquema de manipulação de mercado em que criptoativos foram adquiridos rapidamente para aumentar a demanda e o preço e, em seguida, vendidos a um preço muito maior para a obtenção de lucros.

theblock@moneytimes.com.br