Rússia x Ucrânia: Veja vídeos do ataque com mísseis ordenado por Putin nesta sexta (29)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou nesta sexta-feira (29) um dos maiores ataques com mísseis contra a Ucrânia, desde que invadiu o país em fevereiro de 2022. Estima-se que os russos tenham lançado 158 mísseis contra alvos na capital, Kiev, e nas regiões sul, leste e oeste do país.
Até o momento, foram contabilizados 31 civis mortos, e mais de 120 feridos pelos ataques. Segundo a agência de notícias Reuters, edifícios residenciais e uma maternidade foram atingidos.
- As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui:
Na capital Kiev, pelo menos nove pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas depois que edifícios residenciais e outras propriedades desabitadas foram atingidos, disseram autoridades. O saldo poderia ser ainda pior, já que a Força Aérea ucraniana afirmou ter abatido 87 mísseis e 27 drones russos.
Rússia x Ucrânia: Zelensky promete resposta a ataque com mísseis lançado por Putin
Por meio de sua conta no X (ex-Twitter), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país “certamente responderá aos ataques terroristas”. E acrescentou: “Continuaremos a lutar pela segurança de todo o nosso país, de cada cidade e de cada cidadão. O terror russo deve e irá perder.”
A maternity ward, educational facilities, a shopping mall, multi-story residential buildings and private homes, a commercial storage, and a parking lot. Kyiv, Lviv, Odesa, Dnipro, Kharkiv, Zaporizhzhia, and other cities.
Today, Russia used nearly every type of weapon in its… pic.twitter.com/q5q8Q98Njr
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 29, 2023
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que o vasto ataque aéreo de fim de ano mostrou que “não deve haver conversa sobre trégua” com o Kremlin num momento em que paira incerteza sobre o futuro do apoio ocidental vital a Kiev.
“Hoje, milhões de ucranianos acordaram com o som alto de explosões. Gostaria que esses sons de explosões na Ucrânia pudessem ser ouvidos em todo o mundo”, disse o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, pedindo que os aliados de Kiev intensifiquem seu apoio.
O chefe do Exército, general Valeriy Zaluzhnyi, disse que o ataque teve como alvo infraestruturas vitais e instalações industriais e militares.
A Ucrânia vem alertando há semanas que a Rússia poderia estar estocando mísseis para lançar um grande ataque aéreo contra o sistema de energia. No inverno passado, milhões de pessoas ficaram na escuridão quando os ataques russos atingiram a rede elétrica.
Veja vídeos dos ataques com mísseis da Rússia contra a Ucrânia nesta sexta-feira (29):