Internacional

Rússia vai aumentar produção de trigo durum após Putin criticar preços de massas

23 dez 2020, 16:00 - atualizado em 23 dez 2020, 16:00
Trigo
A Rússia, uma das maiores exportadoras de trigo do mundo, produziu cerca de 700 mil toneladas da variedade durum neste ano (Imagem: Pixabay)

A Rússia vai mais do que dobrar sua produção de trigo durum, variedade utilizada na fabricação de massas, para 1,8 milhão de toneladas até 2025, disse o Ministério da Agricultura do país, após críticas do presidente Vladimir Putin ao aumento nos preços das massas.

Putin criticou a alta no valor dos alimentos no início de dezembro, em momento em que a crise da Covid-19 afeta a renda dos russos. Autoridades responderam com uma lista de medidas para estabilizar a inflação dos alimentos, incluindo uma cota para exportações de grãos e uma tarifa sobre os embarques de trigo.

A Rússia, uma das maiores exportadoras de trigo do mundo, produziu cerca de 700 mil toneladas da variedade durum neste ano, o que é suficiente para atender ao consumo doméstico, disse o ministério em comunicado nesta quarta-feira.

A Rússia colheu uma grande safra de grãos neste ano, e o aumento nos preços das massas é inaceitável, já que a taxa de desemprego subiu, as rendas estão caindo e os russos de regiões mais pobres que Moscou estão comendo macarrão “à Marinha”, disse Putin em dezembro, referindo-se a um prato que é legado soviético –spaghetti barato coberto por carne enlatada.

Os agricultores russos elevaram os preços do trigo durum neste ano devido ao aumento nos custos de produção, afirmou o Ministério da Agricultura, acrescentando que agora eles poderão receber algum apoio estatal para ampliar a produção.

Ainda segundo a pasta, a produção de trigo durum crescerá até 2025 em função de um aumento de 35% na área plantada e do uso de novas tecnologias.

Como resultado dos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, a taxa de pobreza na Rússia avançou para 13,5%, compreendendo cerca de 20 milhões de pessoas, disse Putin em entrevista coletiva na semana passada.