Internacional

Rússia-Ucrânia: Biden e Putin conversam sobre aumento de tropas

12 fev 2022, 13:44 - atualizado em 12 fev 2022, 13:57
Biden e Putin
Biden e Putin iniciam ligação sobre Rússia e Ucrânia (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu colega russo, Vladimir Putin, discutiram o aumento de tropas em torno da Ucrânia, disse uma autoridade da Casa Branca neste sábado (12).

Segundo o The New York Times, a conversa “foi uma tentativa de acalmar a crise na Ucrânia”.

Mais cedo no sábado, o Departamento de Estado ordenou que todos, exceto uma “equipe central” de seus diplomatas e funcionários, deixassem a embaixada americana em Kiev “por temores de que Moscou logo montaria um grande ataque”.

O jornal afirma que, “mesmo enquanto Biden e Putin falavam por telefone — e depois de ligações no sábado entre os principais diplomatas dos EUA e da Rússia e entre os secretários de defesa dos países — o caminho para uma resolução diplomática para um impasse parecia estar se estreitando, com números crescentes de forças russas e apoiadas pela Rússia reunidas em torno da Ucrânia em três lados”.

“Continuamos a ver sinais de escalada russa, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente Biden, a repórteres na sexta-feira (11), de acordo com o NYT.

Sullivan ainda acrescentou que “uma invasão pode começar durante as Olimpíadas”, que devem terminar no próximo domingo, dia 20 de fevereiro.

As autoridades americanas, de acordo com Sullivan, “não sabem se Putin decidiu invadir a Ucrânia”. “Aconteça o que acontecer a seguir, o Ocidente está mais unido do que esteve em anos”, afirmou.

*Com informações de Reuters