CryptoTimes

Rússia quer melhorar monitoramento das transações de criptomoedas

08 jul 2022, 17:05 - atualizado em 08 jul 2022, 17:05
Bitcoin BTC
A Rússia já identificou casos criminais envolvendo criptomoedas, disse o chefe da Rosfinmonitoring, Yuri Chikhanchin, acrescentando que a agência quer melhorar seus sistemas (Imagem: Pexels/Daniel Dan)

A agência de monitoramento financeiro da Rússia, Rosfinmonitoring, disse nesta sexta-feira que estava usando um software para rastrear transações de criptomoedas e que espera melhorar as capacidades da ferramenta.

O Banco da Rússia há muito expressa ceticismo em relação às criptomoedas, citando preocupações com a estabilidade financeira, e defendeu a proibição completa de comércio e mineração de ativos digitais, em desacordo com o governo, que está interessado em regular o setor.

A Rússia já identificou casos criminais envolvendo criptomoedas, disse o chefe da Rosfinmonitoring, Yuri Chikhanchin, acrescentando que a agência quer melhorar seus sistemas e identificar transações e blockchains que estão atualmente ocultas.

Chikhanchin disse que atualmente não é possível cobrir tudo, em parte porque nem todos os países estão tão ansiosos para regular o setor.

“É muito difícil quando as contas de criptomoedas entram na zona não regulamentada e não entendemos quem está do outro lado”, disse ele. “Mas acho que ainda vamos resolver essa tarefa.”

Anatoly Aksakov, chefe do comitê financeiro da câmara baixa do Parlamento russo, disse na quinta-feira que um projeto de lei sobre a regulamentação de criptomoedas será apresentado à casa em meados do próximo semestre.

“Obviamente haverá uma regulamentação rigorosa”, disse Aksakov, comparando a “criptomania” ao vício no setor de jogos de azar, que é rigidamente regulamentado na Rússia. “O mesmo precisa ser feito com corretagem e negociações de criptomoedas”, disse ele. “O fenômeno existe e não pode ser ignorado.”

Reguladores globais temem que um colapso recente no mercado de ativos digitais possa atingir o setor financeiro no geral.

Aksakov também espera que uma lei de mineração de criptomoedas seja considerada em breve, uma área que o governo espera taxar.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar