Internacional

Rússia quer fazer Ucrânia ‘dependente’ como Belarus, diz esposa de Byalyatski em prêmio Nobel

10 dez 2022, 12:53 - atualizado em 10 dez 2022, 12:53
O grupo de direitos humanos russo Memorial e o Centro de Liberdades Civis da Ucrânia ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 202 (Imagem: REUTERS/Umit Bektas/File Photo)

A Rússia quer transformar a Ucrânia em uma “ditadura dependente” como a Belarus, disse neste sábado a esposa de Ales Byalyatski, ao receber o Prêmio Nobel da Paz em seu nome.

Byalyatski, o grupo de direitos humanos russo Memorial e o Centro de Liberdades Civis da Ucrânia ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2022 em outubro, em meio à guerra na Ucrânia que se seguiu à invasão russa de seu vizinho.

Recebendo o prêmio em nome de seu marido na prefeitura de Oslo, Natallia Pinchuk disse que Byalyatski dedicou o prêmio a “milhões de cidadãos de Belarus que se levantaram e agiram nas ruas e online para defender seus direitos civis”.

“Isso destaca a situação dramática e a luta pelos direitos humanos no país”, disse ela, acrescentando que falava as palavras do marido.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar