Internacional

Rússia nega acusações de fabricação de pretexto para invadir Ucrânia

04 fev 2022, 8:50 - atualizado em 04 fev 2022, 8:50
Sergei Lavrov
Sergei Lavrov, ministro russo das Relações Exteriores, rejeitou como “disparate” as alegações dos Estados Unidos, segundo agência de notícias russa (Imagem: Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Divulgação via REUTERS)

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, rejeitou nesta sexta-feira como “disparate” as alegações dos Estados Unidos de que Moscou estava preparando um vídeo falso como pretexto para iniciar uma guerra na Ucrânia, informou a agência de notícias russa RIA.

As agências de inteligência dos EUA acreditam que a Rússia formou um plano para usar um vídeo falso mostrando as consequências gráficas de uma explosão visando o povo russo como pretexto para uma invasão, disse Washington na quinta-feira.

A Rússia acumulou mais de 100.000 soldados perto das fronteiras com a Ucrânia, mas nega ter planejado uma invasão. O país exigiu garantias de Washington e da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de que a Ucrânia não será autorizada a aderir ao bloco.

reuters@moneytimes.com.br