AgroTimes

Rússia não vê perspectivas para nova renovação do acordo de grãos do Mar Negro

05 jun 2023, 10:58 - atualizado em 05 jun 2023, 10:58
Ucrânia, Grãos
O acordo foi originalmente negociado pela Turquia e pelas Nações Unidas em julho passado para permitir que a Ucrânia retomasse as exportações de seus portos do sul (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta segunda-feira que não vê perspectivas de estender o acordo de exportação de grãos do Mar Negro, que deve expirar em meados de julho, informaram duas agências de notícias russas.

A TASS citou o ministério dizendo que as consultas com as Nações Unidas continuam e que as inspeções de navios foram retomadas. A RIA disse que uma nova rodada de negociações entre Rússia e ONU acontecerá em Genebra em 9 de junho.

O acordo foi originalmente negociado pela Turquia e pelas Nações Unidas em julho passado para permitir que a Ucrânia retomasse as exportações de seus portos do sul, que haviam sido bloqueados pela Rússia desde o início de sua invasão.

GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca! 

Para ajudar a convencer a Rússia a apoiar o acordo, um pacto de três anos também foi firmado em julho passado, no qual a ONU concordou em ajudar Moscou a realizar seus embarques de alimentos e fertilizantes.

A Rússia ameaçou repetidamente encerrar o acordo, reclamando que ainda existem obstáculos para suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes.

O país também exige a reabertura de um duto que transporta amônia da Rússia para o porto ucraniano de Pivdennyi no Mar Negro, conhecido em russo como Yuzhny, para exportação para mercados globais, e a reconexão de seu banco agrícola Rosselkhozbank à rede internacional de pagamentos Swift.

O acordo foi renovado pela última vez em 18 de maio e a Rússia concordou em prorrogá-lo por mais 60 dias, até 17 de julho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar