Rússia lança novos ataques mortais no centro de Kiev usando drones
A Rússia atacou cidades ucranianas com drones nesta segunda-feira, matando pelo menos três pessoas em um prédio de apartamentos no centro de Kiev durante a hora do rush matinal, e alvejando infraestrutura em todo o país na segunda grande onda de ataques aéreos em um semana.
Soldados dispararam para o ar tentando derrubar os drones depois que as explosões atingiram o centro de Kiev. Os moradores fugiram em busca de abrigo. Um foguete antiaéreo foi visto riscando o céu da manhã, seguido por uma explosão e chamas alaranjadas.
Uma autoridade do gabinete presidencial da Ucrânia afirmou que três pessoas foram mortas em um ataque a um prédio residencial em Kiev. O ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrskyi, disse que houve mortes em outras cidades, mas não deu um número completo.
Fumaça preta saía das janelas do prédio de apartamentos em Kiev e funcionários do serviço de emergência trabalhavam para apagar as chamas.
“Nunca tive tanto medo… É assassinato, é simplesmente assassinato, não há outras palavras para isso”, disse Vitalii Dushevskiy, de 29 anos, um entregador de comida que aluga um apartamento no prédio atingido.
Perto dali, Elena Mazur, de 52 anos, procurava a mãe, que conseguiu ligar para ela para dizer que estava enterrada sob os escombros.
“Ela não está atendendo o telefone”, afirmou Mazur, esperando que ela tenha sido resgatada e levada ao hospital.
“Toda noite e toda manhã o inimigo aterroriza a população civil. Drones e mísseis estão atacando toda a Ucrânia”, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.
“O inimigo pode atacar nossas cidades, mas não será capaz de nos derrubar. Os ocupantes receberão apenas punição justa e condenação das gerações futuras. E nós obteremos a vitória.”
A Ucrânia declarou que os ataques foram realizados por “drones suicidas” fabricados pelo Irã, que voam até o alvo e detonam. O Ministério da Defesa da Rússia disse que realizou um ataque a alvos militares e infraestrutura de energia em toda a Ucrânia usando armas de alta precisão.
A Reuters viu pedaços de um drone usado no ataque que trazia as palavras: “Por Belgorod” – uma aparente referência ao bombardeio ucraniano de uma região russa na fronteira com a Ucrânia.
Os ataques ocorreram exatamente uma semana depois que a Rússia desencadeou seu mais pesado bombardeio aéreo a Kiev e outras cidades ucranianas desde o início da guerra – também durante a hora do rush da manhã.
Os militares da Ucrânia disseram que destruíram 37 drones russos desde a noite de domingo, ou cerca de 85% dos envolvidos nos ataques.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!