Internacional

Rússia e Ucrânia apontam o dedo um ao outro após paralisação em negociações de paz

18 maio 2022, 15:39 - atualizado em 18 maio 2022, 15:39
Dmitry Peskov
“As negociações não estão progredindo e notamos a completa indisposição dos negociadores da Ucrânia para continuar este processo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)

O Kremlin afirmou nesta quarta-feira que a Ucrânia não estava demonstrando disposição de continuar as negociações de paz, mas autoridades em Kiev culparam a Rússia pela ausência de progresso.

A última negociação de paz de conhecimento público em pessoa foi em 29 de março. Autoridades dizem que os contatos continuaram remotamente, mas os dois lados disseram nesta terça-feira que as conversas estagnaram.

“As negociações não estão progredindo e notamos a completa indisposição dos negociadores da Ucrânia para continuar este processo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta quarta-feira.

A agência de notícias Interfax citou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Andrey Rudenko dizendo na terça-feira que Rússia e Ucrânia não estavam realizando “nenhum tipo” de discussão e haviam “praticamente se retirado do processo de negociação”.

O assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, culpou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela situação.

“Putin não está pronto para negociar”, disse, no aplicativo de mensagens Telegram. “A única chance (de paz) é a destruição da ocupação russa. Sobre quando eles estarão prontos para aceitar a derrota, acho que é uma questão de meses.”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, reiterou a proposta de realizar conversas diretas com Putin semana passada, mas Mykhailo Podolyak, assessor do líder ucraniano, disse na terça-feira que as conversas estavam “em espera”.

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar