Internacional

Rússia diz que vários compradores de gás concordam em fazer pagamentos em rublos

15 abr 2022, 11:16 - atualizado em 15 abr 2022, 11:16
Gás natural
O presidente Vladimir Putin disse no mês passado que os compradores de gás russo de países “hostis” deveriam pagar em rublos (Imagem: Unsplash/Bernard Hermant)

Vários compradores de gás russo concordaram em mudar seus pagamentos para rublos, disse o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak nesta sexta-feira.

“Esperamos a decisão (de mudar para rublos) de outros importadores”, acrescentou, em comentários publicados em uma revista interna do ministério. Ele não divulgou as identidades dos consumidores que já haviam concordado.

O presidente Vladimir Putin disse no mês passado que os compradores de gás russo de países “hostis” deveriam pagar em rublos, uma medida rejeitada pelas autoridades da União Europeia sob o regime de sanções do bloco contra Moscou.

Putin alertou que a Europa corre o risco de ter o fornecimento de gás cortado, a menos que pague na moeda russa, enquanto busca retaliar as sanções impostas pelo que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

Em março, Putin propôs que os compradores de energia abrissem contas no Gazprombank, onde os pagamentos em euros ou dólares seriam convertidos em rublos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar