Rússia diz que supervisionará usina nuclear de Zaporizhzhia após anexação
A Rússia planeja supervisionar as operações da usina nuclear de Zaporizhzhia depois de anexar formalmente a região mais ampla de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, nesta semana, informou a agência de notícias estatal RIA nesta quarta-feira, citando uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores.
A Rússia capturou a usina nuclear de Zaporizhzhia no início de março, pouco depois de invadir a Ucrânia, mas a equipe ucraniana continuou a operá-la. Desde então, Moscou e Kiev se acusam mutuamente de bombardear a instalação, arriscando um desastre nuclear.
“A usina nuclear de Zaporizhzhia está agora no território da Federação Russa e, portanto, deve ser operada sob a supervisão de nossas agências relevantes”, disse o vice-chanceler Sergei Vershinin, segundo a RIA.
Não ficou claro como a Rússia planeja operar a usina e se tentaria introduzir sua própria equipe no complexo.
Outra agência de notícias estatal russa, a Tass, informou que Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o órgão de vigilância nuclear da ONU, visitará Moscou nos próximos dias para discutir a situação na usina.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!