Rússia diz que envio de informações da inteligência ocidental para Ucrânia não frustrará seus objetivos
O Kremlin disse nesta quinta-feira que Estados Unidos, Reino Unido e outros países da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão “constantemente” fornecendo informações de seus serviços de inteligência à Ucrânia, mas isso não impedirá a Rússia de alcançar seus objetivos militares no país.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, estava respondendo a uma reportagem do New York Times de que os EUA forneceram informações que ajudaram as forças ucranianas a matar uma dúzia de generais russos.
“Nossos militares estão bem cientes de que Estados Unidos, Reino Unido e a Otan como um todo estão constantemente transmitindo inteligência e outros parâmetros às Forças Armadas ucranianas”, disse a repórteres.
Ele afirmou que isso, e o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia, “não contribuem para a rápida conclusão da operação (russa), mas ao mesmo tempo não são capazes de impedir o alcance dos objetivos estabelecidos”.
Questionado sobre quais medidas a Rússia pode tomar em resposta, ele declarou: “É claro que os militares russos estão fazendo o que é necessário nesta situação”.
A Rússia acusa o Ocidente de travar uma guerra por procuração ao armar a Ucrânia.
O New York Times disse que Washington forneceu informações cruciais que ajudaram as forças ucranianas a matar generais russos ao identificar a localização do quartel-general móvel da Rússia.
O Pentágono e a Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters para comentar o assunto.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!