Rússia diz que Alemanha intensifica conflito e despreza “responsabilidade histórica” ao enviar tanques para Kiev
A embaixada russa na Alemanha disse nesta quarta-feira que a decisão de Berlim de aprovar a entrega dos tanques Leopard 2 à Ucrânia significa que está abandonando sua “responsabilidade histórica para com a Rússia” decorrente dos crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Em uma declaração, a embaixada disse que as entregas de tanques intensificarão o conflito para um novo nível e levarão a uma “escalada permanente”.
“Esta decisão extremamente perigosa leva o conflito a um novo nível de confronto e contradiz as declarações dos políticos alemães sobre a relutância da República Federal da Alemanha em ser arrastada para dentro dele”, disse o embaixador Sergei Nechayev.
“Ela destrói os resquícios da confiança mútua, causa danos irreparáveis ao já deplorável estado das relações russo-alemãs e lança dúvidas sobre a possibilidade de sua normalização num futuro previsível”, acrescentou ele.
Há meses Kiev pede por tanques ocidentais que diz precisar desesperadamente para dar a suas forças o poder de fogo e a mobilidade de romper as linhas defensivas russas e reconquistar o território ocupado no leste e no sul.
A Rússia disse que tais armas apenas prolongarão a guerra e o sofrimento ucraniano, e que o Ocidente está “iludido” em pensar o contrário.