Rússia deve fornecer trigo para Argélia pela primeira vez em mais de quatro anos
A Rússia deve fornecer 28 mil toneladas de trigo para a Argélia, afirmou o diretor do centro de análise no operador de ferrovias Rusagrotrans nesta segunda-feira, o que seria o primeiro embarque ao país africano em mais de quatro anos.
O país, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, tem realizado lobbies para acesso ao mercado da Argélia, um dos poucos maiores importadores, o qual não possuía acesso até recentemente.
A carga de trigo para a Argélia estava sendo carregada em um dos portos do Mar Negro, disse Igor Pavensky, da Rusagrotrans, à Reuters, acrescentando que seria a primeira entrega de trigo da Rússia para a Argélia, desde dezembro de 2016.
Duas fontes da indústria, diretamente familiarizadas com a situação, confirmaram à Reuters o tamanho do próximo carregamento.
A França e a Alemanha são os principais fornecedores de trigo para a Argélia nesta temporada. O mercado de trigo da Argélia é normalmente o maior do cereal da França.
Em outubro, a Argélia flexibilizou algumas de suas especificações, tornando possível para os operadores ofereceram para a Rússia e outros do Mar Negro em propostas de grãos de alta proteína.