Rússia criará taxa sobre exportação de trigo após Putin criticar preço dos alimentos
A Rússia, um dos maiores exportadores globais de trigo, planeja impor uma taxa de 25 euros por tonelada (30,4 dólares) sobre exportações do produto entre 15 de fevereiro e 30 de junho, disse o ministro da Economia, Maxim Reshetnikov, durante reunião do governo nesta segunda-feira.
O governo russo tem preparado uma série de medidas para estabilizar os preços dos alimentos no mercado interno após o presidente Vladimir Putin ter criticado na semana passada o aumento nos preços de pães, farinha, açúcar e óleo de cozinha.
O imposto sobre exportações de trigo deve se somar a uma cota de exportação de grãos de 17,5 milhões de toneladas a ser imposta no mesmo período, também com intenção de estabilizar os preços dos alimentos, acrescentou o ministro.
O ministério de agricultura disse durante o encontro que as medidas ajudarão a reduzir os preços internos para o trigo utilizados em moinhos.
Os produtores de açúcar e óleo de girassol da Rússia selarão acordos com redes de varejo para redução de preços de seus produtos, disseram representantes do governo durante a reunião.
Se a medida não funcionar, a Rússia pode estabelecer impostos de exportação sobre óleo de girassol e reduzir taxas sobre a importação de cana de açúcar, segundo as autoridades.