AgroTimes

Rússia corta previsão para safra de grãos de 2021

28 out 2021, 15:37 - atualizado em 28 out 2021, 15:37
Soja
A Rússia é o maior exportador mundial de trigo, fornecendo principalmente para o Oriente Médio, África e Ásia. O país compete com a União Europeia e a Ucrânia, entre outras (Imagem: REUTERS/Pavel Mikheyev)

A Rússia colherá mais de 123 milhões de toneladas de grãos após a secagem e limpeza em 2021, disse o ministro da Agricultura nesta quinta-feira, cortando a estimativa oficial depois de meses sendo mais positiva sobre a safra do que os principais analistas.

A Rússia é o maior exportador mundial de trigo, fornecendo principalmente para o Oriente Médio, África e Ásia. O país compete com a União Europeia e a Ucrânia, entre outras.

Anteriormente, o ministério esperava que a safra deste ano chegasse a 127,4 milhões de toneladas e manteve essa estimativa desde a primavera, apesar dos principais analistas reduzirem gradualmente as suas estimativas devido ao tempo seco.

Em reunião governamental, o ministro Dmitry Patrushev, não divulgou a nova estimativa para a safra de trigo. Seu ministério não respondeu a um pedido de comentários da Reuters.

A IKAR, uma das principais consultorias agrícolas em Moscou, disse na quinta-feira que espera que a safra de grãos da Rússia em 2021 alcance entre 119,5 milhões e 121,7 milhões de toneladas, das quais 40 milhões a 41,5 milhões de toneladas estariam disponíveis para exportação.

A previsão da IKAR da safra de trigo de 2021 foi reduzida para entre 75 milhões e 75,6 milhões de toneladas.

Em peso bruto –antes da secagem e limpeza– a Rússia deve produzir 127 milhões de toneladas de grãos, disse Patrushev, com um total de 119 milhões de toneladas já colhido.

reuters@moneytimes.com.br