Rússia: Conheça 5 empresas de games que estão deixando o país (e o porquê)
O mercado de jogos eletrônicos arrecadou cerca de US$ 178 bilhões em 2020, superando o segmento de streaming e esportes juntos.
Agora, a indústria dos games, uma das mais lucrativas do mundo, abandona a Rússia massivamente após o início de seus conflitos com a Ucrânia. indo de encontro com empresas mais tradicionais que também deixaram o país, como o McDonald’s, a IBM e a Apple.
Confira abaixo quais são as principais empresas de videogames que estão deixando o território russo:
1. Sony
A Sony Interactive Entertainment (SNEC34), divisão de jogos da empresa de tecnologia japonesa, anunciou a paralisação de suas atividades na Rússia na última quarta-feira (9).
Em declaração dada ao The Verge, a empresa destacou que “se junta à comunidade global no apelo pela paz na Ucrânia”.
Com a decisão, serão suspensos o fornecimento de softwares e hardwares da marca, o lançamento de novos jogos e as operações da PlayStation Store no país.
2. Activision Blizzard
A recente aquisição da Microsoft (MSFT; MSFT34), a Activision Blizzard (ATVI34) anunciou o encerramento de todas as suas operações no país comandado por Vladimir Putin.
Além de interromper a venda de seus produtos, os jogadores russos estão impossibilitados de realizar qualquer transação, como compras online, dentro dos jogos da empresa.
O comunicado feito por Daniel Alegre, COO e presidente da Activision, não especificou se as determinações se aplicam somente aos digitais, ou também aos físicos.
3. Eletronic Arts (EA)
Dois dias após excluir as seleções da Rússia e Belarus de jogos como FIFA 22, FIFA Online, FIFA Mobile e NHL 22, a Eletronic Arts (EA) optou por encerrar a venda de jogos e conteúdos nos países do leste europeu na última sexta-feira (4).
“Tomamos a decisão de parar as vendas de nossos jogos e conteúdo, incluindo pacotes de moedas virtuais, na Rússia e e Belarus enquanto este conflito persistir”, afirmou a EA em seu comunicado.
4. Ubisoft
A Ubisoft, responsável pela publicação de jogos como Assassin’s Creed e Far Cry, também afastou suas operações do território russo.
Após a empresa publicar uma nota oficial em seu site com detalhes sobre como estaria lidando com suas operações e a segurança de seus colaboradores da Ucrânia, no dia 7 de março, anunciou que o fim das vindas de seus produtos na Rússia.
“Em face da tragédia em curso na Ucrânia, decidimos suspender nossas vendas na Rússia”, relata o comunicado.
5. Nintendo
Ao contrário das demais empresas do setor, a Nintendo foi afastada “compulsoriamente” do mercado russo.
Após ter problemas com o processamento do rublo russo nas compras feitas através de sua plataforma de jogos, a desenvolvedora japonesa adiou o lançamento de dois games no país, a Advance Wars e Advance Wars 2: Black Hole Rising.
Sem citar o conflito entre Rússia e Ucrânia, a Nintendo justifica a saída do país com a “considerável volatilidade envolvendo a logística de envio e distribuição de produtos”.
O isolamento da Rússia no cenário global está indo além de seus aliados políticos e avançando em direção ao universo digital.
Com as principais empresas de games saindo do país, a tendência é que a economia local sinta o impacto de uma indústria bilionário a abandonando.