Internacional

Rússia busca evitar inadimplência após pagamento de títulos serem enviados a credores

03 maio 2022, 8:55 - atualizado em 03 maio 2022, 14:33
Rublo, Rússia
Uma autoridade dos Estados Unidos confirmou que Moscou fez o pagamento sem utilizar reservas congeladas nos EUA, acrescentando que a origem exata dos fundos não estava clara (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

A Rússia deve evitar um calote soberano depois que os pagamentos vencidos de dois de seus eurobônus foram enviados a alguns de seus credores, disseram quatro fontes à Reuters nesta terça-feira.

Uma fonte familiarizada com o processo de pagamento, falando sob condição de anonimato, disse, nesta terça-feira, que os fundos haviam sido transferidos para alguns detentores de títulos na segunda-feira. Dois credores detentores dos títulos confirmaram que o dinheiro havia aparecido em suas contas.

Uma autoridade dos Estados Unidos confirmou, na segunda-feira, que Moscou fez o pagamento sem utilizar reservas congeladas nos EUA, acrescentando que a origem exata dos fundos não estava clara.

A Rússia fez, na semana passada, o que parece ser uma reviravolta tardia para evitar o default dos títulos, ao anunciar que pagou quase 650 milhões de dólares em cupons e principal aos detentores dos títulos antes do período de carência expirar em 4 de maio.

Os 40 bilhões de dólares em títulos internacionais da Rússia se tornaram o foco de um impasse financeiro entre as capitais ocidentais, que impuseram sanções severas ao país por causa de sua guerra na Ucrânia, e Moscou, que adotou contramedidas.

As restrições complicaram o pagamento de títulos soberanos e corporativos, com uma série de empresas e entidades estatais sem conseguir transferir fundos a tempo.

Os últimos pagamentos foram feitos após a tentativa da Rússia, no início de abril, de transferir fundos para detentores internacionais de suas reservas imobilizadas, o que foi interrompido por autoridades norte-americanas.

Moscou então transferiu o valor devido em rublos para contas onshore e disse considerar suas obrigações cumpridas. No entanto, investidores estrangeiros não conseguiram acessar o dinheiro por causa dos controles de capital russos.

Dado os termos especificados, os pagamentos devem ser feitos em dólares e a ação foi amplamente vista como uma inadimplência.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

(Atualizada às 14:33)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar