Rússia: Autoridades deverão reconhecer criptoativos como uma forma de moeda
Autoridades da Rússia estão prontas para reconhecer os ativos digitais como uma forma de moeda, segundo relatos da imprensa local.
O jornal russo Kommersant informou nesta quarta-feira (9), e em seguida tuitou, que o governo e o Banco da Rússia fizeram um acordo sobre como regulamentar as criptomoedas.
No momento, eles estão elaborando um esboço de lei, que deverá ser apresentada até o dia 18 de fevereiro, a qual definirá cripto como uma forma “análoga das moedas”, ao invés de ativos financeiros digitais.
O informe afirma também que somente será possível usar cripto “no setor legal”, com identificação completa, por meio do sistema de serviços bancários ou intermediários licenciados.
A novidade foi informada semanas após o Banco da Rússia ter proposto banir por completo o uso e a mineração de criptomoedas, em janeiro, argumentando que a natureza especulativa da indústria cripto apresenta uma ameaça significativa à estabilidade financeira dos cidadãos.
Como parte dessa proposta, o banco central também disse que as instituições financeiras deveriam ser impedidas de facilitar as transações com criptomoedas.
Outros relatórios sugerem que o presidente russo, Vladimir Putin, está dando suporte a planos para regulamentar a indústria de mineração cripto no país.
Detalhes do relatório de hoje do Kommersant sugerem que transações cripto de mais de 600 mil rublos (aproximadamente, US$ 8 mil) terão de ser declaradas ou serão consideradas crimes. Multas também serão aplicadas àqueles que ilegalmente aceitarem cripto como forma de pagamento.