Mercados

Rumo tem forte alta com estimativa de safra recorde de soja em 2018

11 dez 2018, 11:03 - atualizado em 11 dez 2018, 11:22

Rumo

Por Investing.com – No início da jornada desta terça-feira na bolsa paulista, as ações da Rumo Logística (SA:RAIL3) operam com forte alta de 2,47% a R$16,19, se destacando ao lado das estatais e da Vale (SA:VALE3) entre as maiores altas do Ibovespa. O desempenho tem como pano de fundo a previsão de uma safra recorde da soja em 2018.

O Brasil deve produzir um recorde de 120,06 milhões de toneladas de soja na atual safra 2018/19, cujo plantio foi praticamente encerrado, e a cultura deve contribuir para que o país tenha uma colheita também histórica de grãos e oleaginosas, num total de 238,4 milhões de toneladas, projetou a Conab nesta terça-feira.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a estimativa para a produção de soja é cerca de 2 milhões de toneladas superior ao ponto médio do intervalo previsto em novembro e também fica acima dos 119,3 milhões de toneladas registrados em 2017/18.

Maior exportador global, o Brasil semeou 1,8 por cento mais soja neste ano, com quase 36 milhões de hectares, disse a Conab. Conforme a companhia, outras culturas também deverão ter incremento de produção.

Além disso, o país deve exportar um recorde de 82,7 milhões de toneladas de soja em 2018, diante da forte demanda da China e com estoques iniciais superiores aos previstos no começo do ano, apontou nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Até novembro, a previsão de exportações do país era de 79 milhões de toneladas.

Para a Mirae Asset, a notícia tem impacto na Rumo, já que a maior parte da receita da empresa é proveniente do transporte de grãos e, portanto, também será beneficiada. A corretora segue recomendado a compra da RAIL3, com upside de 17% e preço justo em R$ 18,55.

Com Reuters.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.