Rumo: TCU deve analisar renovação da Malha Paulista no dia 20
O TCU (Tribunal de Contas da União) pautou para o próximo dia 20, às 14h30, a análise do processo de renovação da Malha Paulista, revela um documento divulgado na noite desta terça-feira (13).
Atualmente, o mercado aguarda a decisão final do Conselho de Ministros do TCU, que faz uma análise desde outubro de 2018.
“Embora ainda não esteja claro se a opinião final do TCU sobre a renovação da Malha Paulista sairá desta reunião, observamos que, no caso do projeto de leilão da rodovia com pedágio federal BR364 / 365 / GO / MG (analisado pelo TCU no primeiro semestre de 2019), foi aprovado na primeira vez em que foi discutido em sessão plenária”, aponta o Credit Suisse em um relatório publicado nesta terça-feira (12).
Segundo os analistas Felipe Vinagre, Thiago Casseb e Alejandro Zamacona, a notícia é positiva para a Rumo (RAIL3) pois mostra que processo evoluiu e parece estar muito próximo de uma decisão final.
“Observamos, no entanto, sempre há o risco de um ou mais ministros pedirem mais tempo para examinar o caso antes da votação, o que pode atrasar o processo. Lembramos também que o projeto BR364 / 365 foi incluído e excluído do cronograma duas vezes antes de ser discutido e votado”, destacam.
Malha Paulista
A ANTT e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já se mostraram favoráveis ao contrato de renovação antecipada por 30 anos, até 2058, em troca de investimentos superiores a R$ 5 bilhões.
O contrato atual prevê o encerramento da concessão em dezembro de 2028.