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Rumo (RAIL3) revela como aumentará receitas em 2024; sem “gap” de tarifa de trens

12 set 2023, 14:18 - atualizado em 12 set 2023, 14:20
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Rumo (RAIL3) revela como aproveitará boom do agronegócio ao fechar “gap” de tarifas de trens. (Imagem: André Luiz/Money Times)

Em um cenário de forte aumento de oferta e de demanda por grãos produzidos em Mato Grosso, a Rumo (RAIL3) tem um plano. A empresa prevê fechar em 2024 o “gap” de sua tarifa de transporte ferroviário. Isso quando comparado com outros modais e opções concorrentes. Ao menos, é o que afirma o presidente-executivo da companhia, João Alberto de Abreu, durante evento com investidores.

Conforme apresentação, a tarifa da operação norte da Rumo, a partir de Rondonópolis (MT) até Santos (SP), girou em R$ 205 por toneladas no primeiro semestre. Entretanto, o frete rodoviário para trazer o grão desde Sorriso (MT) até o terminal de Rondonópolis foi de R$ 179 por tonelada.



Isso resultaria em um custo somado dos dois modais até o porto paulista de R$ 384 por toneladas. Por isso, um valor do transporte alternativo (rodovia/hidrovia/porto do norte) de R$ 436 por tonelada.

Segundo o executivo, a empresa está de olho nas oportunidades para fechar a diferença existente entre a sua tarifa e as alternativas de logística, para que a Rumo avance em sua rentabilidade e continue fazendo os investimentos.

“O nosso objetivo para 2024 é fechar este ‘gap’… vemos o mercado com muita demanda, construtivo, e é isso que vamos buscar para 2024.”

Rumo (RAIL3) aposta em soja e milho

Abreu ressaltou o forte crescimento da produção de soja e milho de Mato Grosso dos últimos anos, acrescentando que as projeções do agronegócio sempre acabam sendo superadas pela produção no campo.

O CEO disse que, diante disso, o que resta é fazer o investimento em Mato Grosso “o mais rápido possível”.

A Rumo já realiza obras dos primeiros 34 quilômetros no trecho de extensão da ferrovia até Lucas do Rio Verde.

“Estão sendo construídos… ano que vem a gente começa com mais 150 km de construção, que começa antes dos 34 terminarem”, disse ele, destacando que o objetivo é operar em 2026 o terminal de Campo Verde, que está 200 km ao norte de Rondonópolis.

Essas obras deverão gerar aumento do investimento da Rumo nos próximos dois a três anos, disse Abreu, explicando que o Capex será divulgado no momento oportuno.

Em 2023, a previsão é de Capex de 3,6 bilhões a 3,8 bilhões de reais. “Aqui já tem um investimento importante das obras da extensão de Lucas, mas o investimento de maior peso começa em 2024”, explicou.

O executivo também citou que a obra da primeira pera ferroviária da margem direita no porto de Santos está em processo, o que elevará fortemente a capacidade ferroviária para o maior porto do país.

Isso é importante, acrescentou, diante do aumento de carga do agronegócio que deve vir a partir do Mato Grosso.

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reuters@moneytimes.com.br
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