Carros

Roubo de SUVs na Região Metropolitana de São Paulo cresceu 14% em um ano; veja quais os veículos mais visados

27 ago 2023, 13:00 - atualizado em 25 ago 2023, 16:03
Jeep SUVs São Paulo
O Jeep Compass assumiu a ponta na comparação com 2022, entre os veículos mais visados para roubo (Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson)

A Região Metropolitana de São Paulo se tornou mais arriscada para donos de SUVs. Segundo levantamento da Ituran Brasil, a partir de dados apurados na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-SP), houve um crescimento de 14% no número de roubos e furtos, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e 2023.

Em números totais, isso implicou um aumento de 3.684 para 4.210 ocorrências no período.

Embora infeliz, o aumento de roubos e furtos nesta categoria de veículos é esperado e se encaixa em um contexto de crescente dominância das SUVs no mercado de automóveis.

“Esse aumento é natural, considerando a demanda por veículos dessa categoria, que continua domando as vendas no Brasil (…) além do fato de o segmento contar com uma das maiores ofertas de modelos”, avalia Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran Brasil.

Um fôlego extra para o segmento foi dado durante o mês de junho, com o vigor da medida provisória dos carros populares. A MP diminuiu o IPI em veículos com preços de até R$ 120, o que acabou contemplando alguns modelos da categoria.

Segundo dados da Fenabrave, os utilitários esportivos corresponderam a cerca de 46,8% dos emplacamentos no primeiro semestre.

Na capital, maior número de ocorrências foi no bairro do Tatuapé

No recorte da capital paulista, o número de ocorrências em SUVs cresceu 18% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 2.716 neste ano, frente a 2.295 em 2022, mostra o levantamento.

“O bairro do Tatuapé chama a atenção com um aumento de 148% de ocorrências (de 46 para 114). Os modelos mais visados nesse bairro é Jeep Compass e em segundo colocado no ranking a Jeep Renegade. Água Rasa também teve um crescimento significativo de 49,2% (de 65 para 97). Os modelos preferidos nesse bairro são: Jeep Compass, que pulou de 4 ocorrências para 33 no mesmo período, e o Hyundai Creta, que se manteve com um número próximo de casos (de 15 para 16)”, afirma o especialista.

Confira os SUVs mais visados

Modelo Ocorrências (1S23)
Jeep Compass 415
Jeep Renegade 410
Ford Ecosport 390
Hyundai Creta 305
Honda HR-V 269
Nissan Kicks 221
Hyundai Tucson 195
Volkswagen T Cross 189
Renault Duster 186
Chevrolet Tracker 161
Volkswagen Nivus 102

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar