Arena do Pavini

Roubini critica Bitcoins e blockchains e chama sistema de sonho utópico

30 jan 2018, 11:29 - atualizado em 30 jan 2018, 11:30

Por Arena do Pavini

O economista Nouriel Roubini, que previu a crise financeira de 2008, diz que há uma revolução no setor de serviços financeiros, mas o blockchain – “um sonho utópico não testado” – não é seu catalisador, segundo o site Coindesk.

Em um artigo publicado pelo Project Syndicate sexta-feira, Roubini (apelidado de “Dr. Doom”, ou Doutor Apocalipse) disse que o potencial do blockchain foi exagerado, ao mesmo tempo que condena a noção de que as criptomoedas poderiam substituir as moedas, teorias que classifica como “totalmente idiotas”.

Roubini fez comentários públicos duros sobre Bitcoin antes, chamando-o de “esquema Ponzi”, ou seja, pirâmides financeiras, e uma bolha, mas seu último artigo amplia o ataque para incluir a tecnologia que serve de base para a moeda.

O professor da Universidade de Nova York, que também ocupou cargos no Fundo Monetário Internacional, no Federal Reserve e no Banco Mundial, afirma que os proponentes de cadeias de blocos comparam erroneamente a tecnologia com a internet em suas primeiras encarnações.

Ao contrário da internet, ele escreveu, falta a acessibilidade do blockchain, que tem apenas uma aplicação: cryptomoedas, que, a seu ver, são uma experiência malsucedida com base na falsa afirmação de que eles não podem ser desvalorizados pelos bancos e pelos governos. “De acordo com os seus promotores, o Bitcoin tem uma oferta estacionária de 21 milhões de unidades, por isso não pode ser degradada como moedas fiduciárias. Mas essa afirmação é claramente fraudulenta, considerando que ela já se abriu em três filiais: Bitcoin CashLitecoin, e Bitcoin Gold. Além disso, centenas de outras criptografia são inventadas todos os dias, ao lado de golpes conhecidos como “ofertas de moedas iniciais”, que são principalmente projetados para escapar de regras de valores mobiliários “.

Do mesmo modo, ele argumenta que as criptomoeas são especialmente precárias, porque não possuem valor intrínseco como as moedas fiduciárias, que deriva naturalmente dos impostos pagos pelos cidadãos.

George Soros, o bilionário que quebrou o Banco da Inglaterra no início da década de 1990, apoiou as críticas de Roubini às criptomoedas semana passada em um discurso em Davos.

Soros afirmou que “cryptomoeda” é um nome incorreto para o Bitcoin, porque sua instabilidade e oscilações de valor impedem que ele seja usado como uma moeda, ou seja, como reserva de valor. Ao participar de um debate no Fórum Econômico Mundial em Davos, Soros afirmou que a atual capitalização de mercado do Bitcoin indica a existência de uma bolha.

Mas, ao contrário de Roubini, Soros elogiou a tecnologia blockchain durante seu discurso e disse que planeja aplicar a tecnologia para ajudar os imigrantes, sem detalhar como isso seria feito.

 

pavini@moneytimes.com.br