Rolls-Royce e passagem da faixa: o que ainda não se sabe sobre a posse do Lula?
A cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece na tarde deste domingo (1º), está repleta de ministérios. Ao menos três itens do cerimonial ainda são mantidos em segredo pela equipe de Lula.
Afinal, quem vai passar a faixa presidencial? Além disso, também é dúvida sobre se haverá desfile em carro aberto?
Como é de praxe nas cerimônias de posse para presidente da República no Brasil, ainda não se sabe se Lula e Janja desfilarão no Rolls-Royce conversível presidencial.
Rolls-Royce é dúvida
Aliás, a primeira-dama e organizadora da cerimônia, Rosângela Lula da Silva, faz ministério. No caso do veículo, Janja disse à imprensa que o Rolls-Royce presidencial teria sido danificado na posse de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019.
A equipe responsável pela posse presidencial avalia a possibilidade de Lula usar um veículo blindado, após os recentes atos de violência em Brasília.
Lista de mistérios
Já sobre a faixa presidencial, Janja disse que pretende fazer uma “surpresa”. Trata-se de uma tradição que já tem mais de cem anos.
Nas cores verde e amarelo, com detalhes em ouro 18 quilates e com 21 brilhantes, a faixa presidencial aparece nas fotos oficiais e simboliza a transferência de poder.
O agora ex-presidente Jair Bolsonaro viajou para os Estados Unidos e não estará em Brasília para transferir o cargo. Hamilton Mourão, presidente em exercício, disse que não passará faixa.
Outro mistério envolvendo a primeira-dama é sobre o vestido da posse.