Rogério Marinho: Quem é o candidato de Bolsonaro que tenta a presidência do Senado?
Nesta quarta-feira (1), senadores e deputados federas eleitos e reeleitos iniciam os seus respectivos mandatos. E como primeira importante tarefa os parlamentares devem escolher quem serão os presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O senador eleito para chefiar a Casa fica como presidente de todo o Congresso Nacional e entra na linha sucessória da presidência da República. O cargo, além de importante politicamente por definir as pautas que serão votadas e os nomes que ocuparam as posições nas comissões, é importante estrategicamente para manter vivo um discurso.
É pensando nessa possibilidade que o ex-presidente Jair Bolsonaro definiu seu candidato. Com a presidência de uma das casas legislativas nas mãos de um aliado, Bolsonaro espera atrapalhar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e colocar uma pressão nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quem é Rogério Marinho (PL)?
Rogério Simonetti Marinho é filiado ao PL, mesmo partido de Bolsonaro e vai, a partir de quarta-feira (1), iniciar seu primeiro mandato como senador da República.
Marinho tem longa carreira política, tendo começado como vereador de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e depois passado dois mandatos como deputado federal. Foi secretário estadual do desenvolvimento econômico e secretário especial de Previdência e Trabalho do Brasil antes de ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional de Bolsonaro.