Colunistas

Rodolfo Amstalden: Vale (VALE3) está menos ou mais atrativa?

01 maio 2022, 12:00 - atualizado em 30 abr 2022, 19:46
Barragem
“Mas em uma análise micro, a Vale vem ampliando a sua competitividade”, escreve o colunista (Imagem: Divulgação Vale)

Há poucos dias, os preços das commodities tinham perdido parte da força, o que acabou respingando em Vale (VALE3)

Porém, diante dos bons fundamentos e do potencial da empresa, posso dizer que manter o foco é uma virtude. 

Aliás, as ações da companhia já se recuperam desse sell-off recente. O cenário até mudou por conta do plano de investimento em infraestrutura na China, anunciado pelo presidente Xi Jinping como uma forma de estimular a economia. Ou seja, a demanda por minério de ferro tende a aumentar, refletindo positivamente nas cotações. 

Mas em uma análise micro, a Vale vem ampliando a sua competitividade. A companhia teve êxito no corte de custos e está em transição na forma de produzir minério para o método a seco, que além de ser mais eficiente, dispensa o uso de água e de barragens a montante, mitigando riscos. 

O salto de qualidade é inegável. O teor de ferro no minério da gigante brasileira está em 63,6%, contra a média de 52% do segmento. Lê-se aqui um prêmio em relação à cotação média no mercado global. 

É verdade que o resultado da Vale no 1T22 não veio um espetáculo, pois nesse período a companhia teve que fazer paradas temporárias em suas operações em função das chuvas, no entanto, tivemos uma notícia interessante: o novo plano de recompra de ações.

Isso reforça a leitura de que a companhia está barata na Bolsa. Hoje, as ações estão sendo negociadas a apenas três vezes o seu valor de firma sobre Ebitda (EV/Ebitda). 

Ainda que pesem incertezas no ambiente externo, com esse valuation, a Vale se mostra extremamente atrativa, especialmente em uma perspectiva alongada. 

Por isso, suas ações continuam recomendadas em diversas séries aqui da Empiricus. VALE3 é interessante em estratégias de investimento diversificadas. 

Quer saber mais? 

Eu vou deixar aqui uma publicação especial para você que foi preparada por Fernando Ferrer, analista da casa, sobre o balanço da Vale no 1T22, as transformações que estão em curso na companhia e os motivos que podem fazer sua ação decolar na Bolsa. 

[ACESSE AQUI O RELATÓRIO ESPECIAL SOBRE VALE] 

Um abraço, 

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar