Colunistas

Rodolfo Amstalden: Um índice para medir a confiança do investidor

19 dez 2021, 12:00 - atualizado em 17 dez 2021, 16:37
“De forma análoga, nosso objetivo com o novo indicador é saber o quão confiantes os brasileiros estão com suas carteiras de investimentos”, afirma o colunista (Imagem: Divulgação/ Empiricus)

Aqui no Brasil, notamos que há um gap de dados na área de investimentos, mais especificamente sobre o comportamento dos investidores brasileiros e suas expectativas em relação às suas aplicações. 

É por isso que, nós aqui na Empiricus, estamos trabalhando para dar a nossa contribuição. 

Vamos lançar em 2022 o Índice de Confiança do Investidor

Você já deve ter ouvido falar ou lido alguma notícia sobre o Índice de Confiança do Consumidor, que revela o sentimento e as perspectivas dos brasileiros em relação à economia, bem como a disposição para o consumo de produtos e serviços. 

De forma análoga, nosso objetivo com o novo indicador é saber o quão confiantes os brasileiros estão com suas carteiras de investimentos.

Por dentro do novo índice: do pessimismo ao otimismo com as carteiras

Com metodologia própria e sondagens periódicas, pretendemos construir uma série histórica. 

Em linhas gerais, preparamos questões para descobrir a percepção sobre o momento atual dos investimentos e da economia, além das expectativas para os próximos três meses – isto é, se os investidores acreditam que o retorno das suas carteiras será muito pior, pior, igual, melhor ou muito melhor. Portanto, uma escala que vai do extremo pessimismo ao grande otimismo com os investimentos.

Além dessa visão geral sobre o portfólio, a pesquisa vai apurar a perspectiva dos investidores em relação ao desempenho das categorias de ativos que possuem – renda fixa, ações, fundos imobiliários, investimentos no exterior, criptomoedas e imóveis físicos. 

Outro ponto interessante é que nosso levantamento irá identificar a intenção dos brasileiros de diminuir, manter ou aumentar a exposição ao risco em um horizonte de três meses, ou seja, se pretendem adotar estratégias de investimentos conservadoras, moderadas ou agressivas. 

Com isso, poderemos dar essa contribuição a todos aqueles que se interessam pela temática. 

Hoje, são mais de 430 mil assinantes dos relatórios da Empiricus e milhões de consumidores dos nossos conteúdos gratuitos. Então, acredito que teremos uma base consistente de investidores engajados nas nossas pesquisas.

O Índice de Confiança dos Investidores será uma fonte de conhecimento para agentes de mercado, sem deixar de ser uma ferramenta que ajudará no processo de autoconhecimento de quem investe. 

Já iniciamos a primeira sondagem. Topa participar? Deixo aqui um convite especial para você. Basta acessar o link abaixo – é bem rápido.

PESQUISA DO ÍNDICE DE CONFIANÇA DO INVESTIDOR

Abraço!