Colunistas

Rodolfo Amstalden: Três lições epistemológicas para o investidor

23 ago 2020, 20:19 - atualizado em 23 ago 2020, 20:19
Linx
“LINX3 subiu +30% em uma semana por conta de um fato completamente inusitado, e absolutamente relevante” (Imagem: Money Times)

No nosso começo, havíamos nós e o mundo.

Apesar de nada sabermos a respeito das engrenagens mundanas, conseguimos sobreviver.

Logo, a sobrevivência precede o entendimento das coisas.

Hoje estão quebrados todos aqueles investidores que sabiam tudo de mercado financeiro, mas não aguentaram o primeiro drawdown relevante que lhes pegou de calça curta.

Lição número um para ficar rico: seja capaz de sobreviver nos piores momentos financeiros.

Lição número dois: aprenda com tentativa & erro; isso significa que, durante o período de aprendizado, você só deve investir quantias pequenas, de modo a maximizar suas tentativas.

Lição número três: tente entender alguns princípios a partir dos erros cometidos, visando não cometê-los repetidamente.

Eu costumava dar aula sobre essas três lições para alunos de faculdade. Quase sempre que terminava a explicação, surgia alguma dúvida do tipo:

“Professor, ok, eu entendi que sobreviver é mais importante que tudo, mas por que não posso entender as paradas antes de ficar perdendo tempo com tentativa & erro? Tentativa & erro pode levar meses!”.

Rodolfo Amstalden
Amstalden: “O grão de desconhecimento vale dez mil vezes mais que uma montanha de informação” (Imagem: Murilo Constantino/Empiricus)

Eu começava respondendo que tentativa & erro não leva meses, you wish that was true. Leva, tipicamente, dez mil horas. As mesmas dez mil horas por trás da piscadela do Malcolm Gladwell.

E depois ia pro cerne da pergunta, que tem a ver com o mundo maluco no qual viemos parar.

Nesse mundo, o único que conhecemos por enquanto, os fatos que estão disponíveis ao nosso redor frequentemente são pouquíssimo importantes.

Por outro lado, outros fatos genuinamente relevantes não estão disponíveis.

O grão de desconhecimento vale dez mil vezes mais que uma montanha de informação.

LINX3 subiu +30% em uma semana por conta de um fato completamente inusitado, e absolutamente relevante.

“Ah, mas era óbvio que a Stone ia colar nela!”.

Era? Pra Totvs (TOTS3) e para Rede não me pareceu muito óbvio.

Seu book de ações precisa estar exposto a vários fatos desconhecidos. Alguns desses fatos provar-se-ão ruins, outros serão ótimos. No consolidado, costuma valer muito a pena.

Deixe para entender o mundo depois que você já estiver milionário. Por enquanto, no caminho para a riqueza, concentre-se em sobreviver e em aprender com as tentativas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar