Opinião

Rodolfo Amstalden: Longo prazo não é sobre tempo

10 mar 2019, 17:30 - atualizado em 24 mar 2019, 22:49

Fonte: B3

Por Rodolfo Amstalden, da Empiricus Research

Não gosto nada de day trade.

Vindo de mim, esse desgosto está longe de ser uma surpresa.

Sou responsável na Empiricus pelo Programa de Riqueza Permanente®, que visa o carregamento contínuo de ativos durante cinco, dez ou vinte anos.

Cada um com suas preferências, it’s supposed to be free country.

Apesar de evitar o day trade, percebo facilmente que o conceito de longo prazo é subjetivo, e não pode ser definido estritamente segundo critérios temporais.

Isso mesmo: longo prazo não tem a ver apenas com tempo, e você sabe disso, ou ao menos já sentiu algo parecido.

Algum momento particularmente especial de sua vida provavelmente remeteu à eternidade.

O diploma suado, o primeiro emprego, o nascimento de um filho, ensinando sua neta a andar.

De repente, algo incrível acontece e o tempo para.

Nessas raras ocasiões, é como se os conceitos de “momento” e de “eternidade” superassem qualquer rusga dicotômica, tornando-se uma única e idêntica coisa. Não há mais como distinguir entre o que é infinitesimal e o que é infinito.

Nos versos do poeta William Blake, isso fica assim:

To see a World in a Grain of Sand
And a Heaven in a Wild Flower,
Hold Infinity in the palm of your hand
And Eternity in an hour.

Em geral, o tempo é percebido por nós como uma sucessão contínua, na qual um segundo leva ao próximo segundo, que leva ao próximo… tic tac tic tac …

Mas, de vez em quando, sem pedir licença, essa percepção temporal muda radicalmente, tornando-se aquilo que Kierkegaard chamou de uma “sucessão anulada”. O segundo não serve mais para levar ao próximo segundo, pois agora ele está completo em si mesmo.

Na sucessão anulada, o tempo para e o presente não mais se opõe ao passado, nem ao futuro. Os três se encontram em um só ponto total.

Legal Rodolfo, quase chorei, mas e daí?

O que isso tem a ver com a minha grana?

Dentro do contexto majoritário da sucessão contínua, o investimento em longo prazo realmente depende da passagem do tempo, pois é ela quem manifesta os benefícios da convexidade.

Já nos casos especiais de sucessão anulada, a eternidade se manifesta instantaneamente. Retornos típicos de vários anos compostos podem se manifestar em questão de minutos.

O bom investidor deve montar estratégias para ambas as situações.

Se o meu PRP® é uma série para o longo prazo da sucessão contínua, o Sistema Booster do Ruy mira o longo prazo da sucessão anulada.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.