Rodolfo Amstalden: Fogo amigo na Faria Lima
Faria Limers têm dificuldade em reconhecer, mas há uma infinidade de questões financeiras que não podem ser explicadas por raciocínios estritamente econômicos.
O estudo da economia é um campo que não se esgota em si mesmo. Alguns chamam de dismal science por causa disso, mas eu tenho uma visão positiva sobre essa “limitação”; acho divertido. É uma excelente desculpa para abrir a cabeça.
Em 1997, Robert Frank estava lecionando o tradicional curso de Introdução à Economia em Cornell, curvas de oferta e demanda, tudo dentro do esperado, quando uma aluna chamada Jennifer chamou sua atenção com uma pergunta inusitada.
Por que as noivas gastam milhares de dólares em vestidos de casamento que elas nunca mais vão usar na vida, enquanto os noivos preferem alugar ternos que eles facilmente poderiam usar de novo em diversas ocasiões futuras?
De um ponto de vista estritamente econômico, o comportamento dos noivos e noivas parece contraintuitivo. Os economistas diriam simplesmente que “não faz sentido”.
Indo fundo na pergunta de sua aluna, Frank acabou chegando a uma crítica importante: aqueles que estudam muita teoria econômica acabam se tornando péssimos interlocutores em situações reais da vida pessoal ou profissional.
Isso acontece porque, ensimesmados da racionalidade artificial que aprendem na escola, os economistas passam a ver qualquer decisão que transborda as fronteiras da teoria como “irracional”.
Não é fácil fazer amigos ou colegas de trabalho quando se está o tempo todo os chamando de burros…
Ironicamente, algumas das decisões mais importantes no campo das finanças e dos negócios foram tomadas por motivos completamente irracionais.
Warren Buffett comprou de vez a Berkshire Hathaway apenas quando ficou morrendo de raiva da mesquinhez do antigo controlador, que quis ganhar centavos em cima dele.
Boa parte do sucesso da Nike se deve a um sentimento de vingança de Phil Knight em relação à Onitsuka Tiger.
Steve Jobs enlouqueceu dezenas de programadores em busca do iPod perfeito, entregue duas semanas antes do prazo factível.
Assim como não devemos subestimar o poder da aleatoriedade talebiana, não devemos ignorar a influência da elegante irracionalidade frankiana.
Brigas que podem parecer completamente irracionais para as partes envolvidas frequentemente culminam em resultados saudáveis para o mercado.