Colunista Empiricus

Rodolfo Amstalden: Como monitorar sua carteira para tomar melhores decisões

10 out 2021, 12:05 - atualizado em 08 out 2021, 16:53
“É preciso acompanhar o desempenho dos seus investimentos para tomar melhores decisões e fazer as mudanças  necessárias ao longo do tempo”, defende o colunista (Imagem: utah778 / Getty Images Pro)

Investir traz inúmeros benefícios – desde um colchão de segurança para lidarmos com imprevistos até a geração de recursos para colocarmos nossos planos de vida em prática, porém, como tudo, exige dedicação. 

Não basta trabalhar, economizar, se informar, buscar recomendações de especialistas, escolher os melhores ativos e, depois, deixar a carteira de lado. 

Como já dizia Peter Drucker, um dos maiores gurus da administração, “quem não mede, não gerencia”. 

Como você tem monitorado a sua carteira de investimentos?

É preciso acompanhar o desempenho dos seus investimentos para tomar melhores decisões e fazer as mudanças  necessárias ao longo do tempo. Isso é evidente, não é? Parece óbvio, mas não é bem assim. Vou te explicar por quê.

O Brasil vive um período de financial deepening, ou seja, tem aumentado a oferta de produtos e serviços financeiros e as pessoas têm diversificado cada vez mais suas carteiras, muitas vezes, tendo aplicações em mais de um banco ou corretora. 

Lógico que esse é um movimento positivo, mas ele impõe mais desafios para acompanhar o conjunto dos investimentos. 

No dia a dia, o que acaba acontecendo é que muita gente deixa em segundo plano ou acaba negligenciando o gerenciamento da carteira, afinal dá um certo trabalho fazer isso.  

É preciso abrir diversos aplicativos de instituições financeiras, procurar extratos de investimentos e depois juntar tudo em uma planilha, fazer as contas na calculadora ou em um pedaço de papel. E a complexidade aumenta quando se tem aplicações no exterior, criptomoedas e diversos tipos de proventos.

É aí que entra uma das soluções mais interessantes para o investidor, o aplicativo Real Valor, nosso consolidador de carteira, que é gratuito.  

Já ouviu falar? Você sabe o que é?

Por definição, consolidar é tornar algo sólido, unir ou agregar. 

Então, com um consolidador de investimentos, você junta todos os seus investimentos em um só lugar e consegue enxergar o desempenho da sua carteira completa. 

E o melhor, consegue ver tanto a rentabilidade do portfólio quanto os retornos de cada um dos ativos atualizados automaticamente.

É uma baita ferramenta para análise da carteira. Com ela, você pode:

  • Comparar o portfólio e cada aplicação com os principais benchmarks de mercado como CDI, Ibovespa, Ifix, S&P 500, Dólar e Bitcoin
  • Ver a alocação por classes de ativos – ações, renda fixa, criptomoedas, entre outras
  • Acompanhar dividendos, grupamentos, desdobramentos, entre outros eventos corporativos
  • Contabilizar vendas, bem como os lucros em cada operação fechada
  • Ver o extrato com todas as operações realizadas

Mesmo que você tenha investimentos em uma única instituição financeira, tenho certeza, que terá melhores condições de visualizar a evolução dos seus investimentos com o Real Valor, a partir de gráficos e indicadores. 

Você contará todas as informações que necessita para saber se sua carteira está realmente diversificada e de acordo com o seu perfil de risco e objetivos. 

Avanços na importação automática

Real Valor
Há poucos dias, foi feita a integração do Real Valor com a Vitreo (Imagem: Real Valor/Reprodução)

Vejo aqui que a equipe do Real Valor está sempre trabalhando em inovações para facilitar a vida de investidores como você. 

Uma coisa legal é que, há poucos dias, foi feita a integração com a Vitreo. Assim, quem tem aplicações em fundos de investimentos na corretora, já pode importar os dados para o App Real Valor. E nos próximos meses, poderão ser puxadas as informações de outros ativos disponíveis na plataforma. 

Mas, para todos os investidores, há duas soluções disponíveis para outras aplicações feitas em qualquer instituição financeira. Os dados de ações, FIIs, ETFs e BDRs podem ser importados a partir do Canal Eletrônico do Investidor (CEI), criado pela própria B3. Já os títulos públicos podem ser puxados pela plataforma do Tesouro Direto. Todas essas integrações são completamente seguras. 

E as aplicações que ainda não têm a opção de importação automática de dados, podem ser inseridas manualmente no sistema – o Real Valor tem uma navegação super intuitiva. Ao digitá-los uma vez, a rentabilidade será atualizada automaticamente – sem trabalho nenhum.

A jornada completa de quem investe

E tudo isso que falei até agora faz parte de um contexto maior.

O consolidador de carteiras Real Valor é uma das soluções disponíveis no SuperApp da Empiricus, que também agrega serviços e informações da Empiricus, da Vitreo e dos portais Seu Dinheiro e Money Times. 

O nosso objetivo é facilitar toda a jornada de investimentos

Deixo aqui o meu convite para você conhecer o SuperApp da Empiricus e começar a consolidar a sua carteira no Real Valor, que foi o meu tópico da vez: clique aqui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
rodolfo.amstalden@moneytimes.com.br
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar